Dengue: Vereador apresenta resultados

por vca — publicado 07/03/2012 11h22, última modificação 11/03/2016 09h09
06/03/2012

06-03-2012 Dengue: Vereador apresenta resultados(baixa)

A dengue é uma enfermidade causada pelo vírus da dengue e atualmente é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Atualizado sobre as campanhas e iniciativas envoltas do assunto, o Vereador Marcos Nunes (PT) trouxe o tema para a reunião ordinária desta terça-feira (6).

Marcos falou sobre o Índice de Infestação Predial (IIP), indicador para medição de risco da ocorrência da doença onde índices acima de 4% apontam risco de surto. Dados levados pelo vereador apontam que o IIP no município caiu de 2% em 2009 para 0,5% em 2011. Os bairros com maiores índices foram João Bras Costa Val (5,1%), Violeira (5,2%), Santo Antônio (5,1%), Amoras (5,0%) e Lourdes (3,1%), indicando que ainda há trabalho a ser realizado.

Criação do Comitê de enfretamento da Dengue; ‘mutirões de limpeza’ nos bairros com maior IIP; participação em programas de rádio; divulgação dos casos em matérias de jornais; reuniões com líderes comunitários para sensibilizar as comunidades a respeito do problema foram algumas das medidas tomadas pela vigilância epidemiológica.

‘Multirões de limpeza’ foram realizados em 2011 e um grande volume de lixo foi retirado dos bairros,e o resultado em números: até o dia 02 de março, foram notificados 10 casos de dengue no município, sendo apenas 3 confirmados,  5 em andamento e 2 descartados.

“Quero parabenizar a administração municipal pelo trabalho realizado. A situação não estava boa e agora estamos bem perto de chegar a isso. Hoje contamos com 45 agentes atuando com medidas educativas nos bairros. Espero que a população continue cuidando do lixo e tome as medidas preventivas”, disse Marcos Nunes.

CMDCA

O Vereador também retomou outro assunto proposto por ele a algum tempo: as doações ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)

A real situação de Viçosa, onde encontramos crianças fora das creches e sem a devida educação é preocupante, segundo Marcos Nunes. "Muitas estão na rua e os pais negligenciam a atenção que merecem", salientou.  Embasado no principio de que muitos municípios não têm recursos para viabilizarem políticas de maior assistência, criou-se o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), onde pessoas físicas e jurídicas podem ser contribuintes.

O Fundo é um instrumento de captação de recursos que são destinados a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e a responsabilidade sobre ele é do CMDCA sob a fiscalização do Ministério Público. Os recursos são aplicados exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelo Conselho.  

O Vereador explicou que o valor da doação, respeitando os limites legais, é deduzida do Imposto de Renda (IR) apurado na Declaração Anual, ou seja, não  há aumento do Imposto. A importância doada ao Fundo é deduzida do IR a pagar ou acrescida ao IR a restituir. “É uma transferência do imposto que seria federal, estamos deixando aqui no nosso município para fazer frente aos recursos necessários”, completou.

Dessa forma, Marcos finalizou sua fala com um apelo para que todos façam a colaboração e convidem as pessoas de seu convívio para que também possam fazer. "Basta entrar no site e pagar o boleto no banco. É simples” explicou o vereador. Concluiu sua fala expondo que o limite de dedução do incentivo é de 6% e que este é um valor muito significativo quando visto o grave problema das crianças pedintes nas ruas e outros desafios.

Agora, o site do CMDCA está disponível na página inicial do site da Câmara para facilitar o acesso.