Festas: Presidente propõe Audiência Pública para discussão de problemas

por vca — publicado 14/03/2012 15h41, última modificação 11/03/2016 09h09
13/03/2012

13/03/2012 Festas: Presidente propõe Audiência Pública para discussão de problemas

Na reunião ordinária desta terça-feira (13), a realização de eventos e festas estudantis na cidade voltou a ser tema. Durante a reunião foi lido o oficio enviado pelo Comandante da 97ª Cia Especial da Polícia Militar, Major Almir Cassiano, ao Prefeito Celito Sari em que retrata os problemas de segurança pública gerado por essas festas.

Na correspondência o Major relata, em nota, que: “há algum tempo vem ocorrendo em Viçosa e ultimamente tem tomado proporções que fogem ao controle e já tem gerado sérios problemas de segurança pública, que é a realização desordenada de eventos, como festas com bebida liberada e shows artísticos, sem observância das prescrições legais e por pessoas sem qualificação ou experiência na área”.

Ele salienta que cabe a Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, além de que para a realização de eventos, onde haja reunião de pessoas, deve-se atentar para que sejam garantidas as condições mínimas de segurança.

O Major destaca ainda a necessidade de contratação de empresa de segurança devidamente autorizada pela Polícia Federal, em número compatível com a previsão de público.

“Que não seja autorizado mais de um evento para a mesma data e que haja delimitação de horário de realização, não ultrapassando a seis horas quando houver consumo de bebidas alcoólicas, haja visto os problemas gerados pelo consumo, tanto em relação à segurança pública, como à saúde pública”, refutou Almir.

Ele expôs a indisponibilidade de pessoal da Polícia Militar em número suficiente para atender a demanda da forma como tem se apresentado. “Há ainda o amadorismo de diversos organizadores de eventos, que se aventuram na promoção de festas com grande público, sem a real noção dos riscos que representa, não somente no interior dos locais onde são realizadas, mas também nas vias do entorno, tanto ao início, como durante e ao término, com riscos de acidentes e reclamações de moradores”, ressaltou, em nota.

Dessa forma, o Major propôs que fosse analisado e estudado o assunto, tendo em vista à adoção de medidas que visem corrigir tais problemas.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR), que já havia comentado o problema em outra reunião. Destacou a importância de um acordo entre os estudantes e o poder público. “Nossa cidade precisa dos estudantes e nossos cidadãos precisam descansar. Vamos conversar e chegar a um consenso”.

João Batista Teixeira, por meio do requerimento de n 010/2012, solicitou que seja realizada uma audiência pública, no dia 21 de março, quarta-feira, às 17 horas, no Plenário da Casa, para discutir sobre festas com bebidas liberadas e outros eventos típicos que estão sendo realizados no município e que estão gerando reclamação por parte da população.

Para a audiência, o Presidente requereu que fossem convidados os seguintes representantes: Defensoria Pública, Diretório Central dos Estudantes (DCE), representante dos promotores de eventos, Prefeitura de Viçosa, Chefe do Departamento de Fiscalização, Polícia Militar, UMAM, Conselho de Segurança Pública (CONSEP) e Diretor de Logística da UFV.

Na quarta-feira, 21 de março, às 14 horas, também acontecerá audiência pública para prestação de contas da Prefeitura, Câmara e demais autarquias.