Educação: Vereador fala sobre Semana Nacional

por vca — publicado 25/04/2012 01h08, última modificação 11/03/2016 09h09
24/04/2012

“Em Minas a educação tem fome de Piso, Carreira e de qualidade. No Brasil, a realidade muda com o Piso, a Carreira e 10% do PIB para Educação”. Este é o tema da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Lançado durante o Debate Público realizado pela Assembléia Legislativa, o símbolo da campanha salarial educacional de 2012 é um prato vazio com os dizeres “A educação mineira tem fome de Piso, carreira e de qualidade.”

Foi com esse símbolo, que o Vereador Marcos Nunes (PT) subiu a tribuna livre nesta terça-feira (24).

O Sindicato realizou uma assembléia estadual neste sábado (21) em Tiradentes para a abertura da Semana. Além disso, também foi lançado um “Dossiê da Educação Mineira” denunciando os problemas relacionados à qualidade e a desvalorização dos profissionais da educação. O material tem sido instrumento de várias ações de diálogo com a população. Em maio, será realizada uma campanha de outdoor, promovendo a denúncia do governo mineiro.

Outro assunto importante que o vereador levantou foi o transporte escolar. Demostrou preocupação com o sistema de licitação do transporte público escolar, acreditando ser um valor mais alto que o necessário.

Em aparte a fala de Marcos Nunes, o Vereador Ângelo Chequer (PSDB) explicou a antiga situação dos ônibus escolares: “Os ônibus transportavam muito mais crianças que podia, muitas viajavam em pé. Hoje o município tem se esforçado para reverter essa situação. A qualidade e segurança do transporte implica em transportar menos e gastar mais”, disse.

Marcos Nunes, por meio da indicação de n 101/2012 solicitou ao Prefeito Municipal que remeta a Câmara cópia do termo de Referência e Projeto Básico do Processo de Licitação n 089/2012 – referente a contratação para efetuar serviços de transporte de alunos da rede de ensino do município. Como justificativa, o vereador afirmou estar exercendo a fiscalização que compete a Câmara Municipal.

Tribuna Livre

Na tribuna livre, a professora Vânia Bento Machado Rodrigues, da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), falou sobre a situação da educação na rede municipal, partindo de uma matéria publicada no jornal que continha alguns equívocos.

Segundo a professora, os alunos são avaliados de três em três anos, para medir o nível de aprendizagem. “Apesar de 2009 ter havido uma queda em relação a 2008, em 2010 atingimos a meta de 5%”, contou.

Vânia falou que a escola passou por um período muito crítico, mas com a implantação de projetos e atividades as coisas melhoraram. “Os dados podem comprovar, nós avançamos. Vários são os fatores que influenciam na aprendizagem do aluno e estamos no caminho certo. O CASB está de portas abertas para que vocês conheçam um pouco do desafio de educar”, convidou.