Segurança Pública: Câmara sedia I Curso de Capacitação para lideranças comunitárias

por vca — publicado 27/04/2012 10h57, última modificação 11/03/2016 09h09
27/04/2012

Com o objetivo de capacitar o gestor comunitário para ser um difusor dos princípios da segurança pública, baseado na liderança e mobilização comunitária. O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa e a União Municipal das Associações de Moradores dos bairros e distritos (UMAM), realizaram nos dias 25 e 26 de abril, na Casa, o 1⁰ Curso de Capacitação em Segurança Pública para lideranças comunitárias.

Na abertura do evento, o Presidente da Casa, João Batista (PR) ponderou a preocupação do legislativo com a segurança pública. “A Casa tem apoiado toda e qualquer iniciativa em todas as frentes para melhorar a segurança pública em Viçosa”, ressaltou.

Em seguida, o Presidente do CONSEP, César Vieira destacou que o curso faz parte de uma série de iniciativas do Conselho. “Estamos tentando buscar soluções para os vários problemas com relação à segurança pública no município. Agradeço, especialmente, ao Presidente da Casa e a ao legislativo pela parceria”.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB), representando a Escola do Legislativo saudou os participantes e salientou: “a Escola do Legislativo tem como principal objetivo aproximar o cidadão do poder legislativo ao abraçar causas como essa. A segurança publica é uma bandeira a ser sempre levantada”.

O Presidente da UMAN, Rubens Pimentel solicitou comprometimento dos demais líderes comunitários. “Gostaria de agradecer pelo convite. Que nós, líderes comunitários, possamos participar do curso ativamente e de maneira proveitosa, a fim de que possamos difundir as necessidades e direcionar as demandas da nossa comunidade”.

Tendo como tema “Mobilização comunitária e Participação dos moradores para atingir propostas de melhoria da qualidade de vida”, o comandante da 97ª Cia Especial de Polícia Militar, Major Almir Cassiano, ministrou a primeira palestra do Curso traçando um panorama geral da criminalidade e também da segurança pública, além de dar dicas de locais que são mais propícios para a prática de crimes.

Ele ainda destacou a importância da mobilização comunitária para a segurança pública, com determinadas medidas: diálogo para definição e superação de problemas; participação social/ cidadania, sendo o Presidente da Associação como catalisador de potencialidades; consciência da multiplicidade de fatores e formas de intervenção; acionamento de outros setores governamentais ou não; ação nas raízes de problemas crônicos, como problemas estruturais, exclusão social, fiscalização e outros.

Ainda, foram ministradas no dia 25 as palestras: “Cemig, prestação de serviço de iluminação pública e procedimentos dos usuários”, pelo agente de relacionamento comercial da Cemig, Ricardo Luiz Sampaio; “Departamento Municipal de Fiscalização, atuação e competência”, pela fiscal de posturas e obras da Prefeitura de Viçosa, Cleonice Aparecida Cardoso; e “Secretaria de trânsito e segurança pública, competência e participação comunitária”, pelo chefe de operação e fiscalização da Secretaria de Transito e Segurança Pública, Renato da Silveira Ribeiro.

No dia 26, foi desenvolvido o seguinte cronograma de palestras: “Mobilização comunitária e Participação dos moradores para atingir propostas de melhoria da qualidade de vida”, ministrada pelo Secretário de Esportes, Adailson Abranches Monteiro e membros da sua equipe; “Conselho Tutelar, sua competência, forma de atuação e abrangência”, pela conselheira tutelar, Elizabeth Aparecida de Oliveira; “Competência e atuação da Polícia Civil junto aos crimes de menor potencial ofensivo”, pelo Delegado da Delegacia de Viçosa, José Donizetti Teixeira; e “Projetos de segurança pública desenvolvidos pela PMMG para a comunidade”, pelo comandante do 2⁰ Pelotão da 97 Cia Especial da PM, Tenente Adilson Vilela que encerrou o curso, fazendo a ligação entre as temáticas abordadas.

Durante todo o evento as lideranças comunitárias puderam participar, por meio de perguntas e dúvidas a respeito dos assuntos, a fim de que as metas como capacidade de agir em nome da coletividade, para garantir que os moradores adotem medidas voltadas para a proteção social e convívio em comunidade, fossem alcançadas.

Ao final do curso, na quinta-feira, foram entregues os certificados de participação (foto), pelo Secretário da Mesa Diretora, Vereador Antonio Elias (PR), representando o legislativo.