Vereadores discutem sobre a suspensão da Tribuna
Como já anunciado previamente, a Mesa Diretora foi autora da resolução de número 002/2012, que suspende o uso da Tribuna Livre no período de 15 de maio a 9 de outubro, afim de que não haja desvirtuamento em seu uso em decorrências a proximidade do período eleitoral.
Porém uma série de discussões foram desencadeadas durante a reunião ordinária desta terça-feira (15), que deram origem ao requerimento nº 024/2012, solicitando a revogação da Resolução da Mesa Diretora, se justificando no fato de não cercear o direito democrático do uso da tribuna na Casa. O requerimento foi assinado pelos vereadores Carlitos Alves (PDT), Marcos Nunes (PT) e Cristina Fontes (PMDB). O requerimento foi votado e aprovado pelo plenário. Na próxima reunião, 29, haverá tribuna.
Carlitos iniciou a discussão, enfatizando a opinião de que o cidadão tem direito de expor seus problemas. “Acho a palavra essencial, reflexo disso é o plenário vazio”, afirmou.
O Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR) se manifestou sobre o assunto, colocando seu ponto de vista. “Ninguém como Presidente dessa Casa lutou e batalhou tanto para trazer o cidadão a Câmara”, disse. João Batista falou aos colegas da responsabilidade da mesa quanto a tudo que acontece e das possibilidades de acontecer campanha política (consciente ou não) na tribuna.
O Vereador Ângelo Chequer (PSDB) enalteceu o cuidado que a Casa tem que ter para que não se transforme em um palco político. “Algumas pessoas vão fazer campanhas políticas, mas não acho que isso interferirá no processo eleitoral”, afirmou.
A proposta para a criação de uma comissão para dar assistência aos usuários da tribuna foi feita, e sua composição será determinada em uma reunião interna. Até a próxima reunião, a comissão já estará formada.