Câmara presta homenagem a TV Viçosa

por vca — publicado 10/10/2012 15h50, última modificação 11/03/2016 09h09
04/07/2012

Nesta terça-feira (3), a Câmara prestou homenagem a TV Viçosa, sendo extensivo à Fundação de Rádio de Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi) e à Rádio Universitária FM.

Por meio do requerimento de n° 028/2012, a vereadora Cristina Fontes (PMDB) requereu na última terça-feira, que fosse entregue placa comemorativa aos 20anos de fundação da TV Viçosa. Segundo a vereadora, a TV Viçosa tem sido um grande meio de comunicação de nossa cidade e merece a homenagem do Legislativo nessa data, onde consolida cada vez mais sua atuação nas diversas áreas de atuação.  Cristina também propôs a moção de n° 012/2012, que foi assinada por todos os vereadores.

Cristina contou um pouco da história da instituição e de sua programação, que desde o início, leva à comunidade viçosense informações, serviços, jornalismo e debates sobre temas de interesse de Viçosa e da região. Oriunda da iniciativa do então reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Geraldo Martins Chaves, a TV Viçosa teve sua primeira transmissão no dia 5 de junho de 1992.

Ao longo desses 20 anos, a TV criou programas que a projetaram nacionalmente como uma das melhores emissoras de TV educativa e comunitária do Brasil. O jornalismo produzido na TV Viçosa era, e ainda é, presença constante na Rede Minas e TV Brasil, emissoras das quais é afiliada. Nestes últimos anos, a UFV e os apoiadores culturais viçosenses investiram na reestruturação da Fratevi, a fundação mantenedora da TV e da Rádio. Desde então, a administração da TV conta com o apoio da comunidade que participa da Fundação por meio dos Conselhos Diretor, Financeiro e de Programação, sendo que a manutenção da TV Viçosa, ainda é estreitamente ligada a administração superior da UFV.

“Essa Casa sente-se honrada em prestar essa singela homenagem a este importante veículo de comunicação, desejando que novas programações possam cada vez mais enaltecer e destacar os trabalhos que são realizados em Viçosa e região, tanto na área cultural como na área acadêmica. Nossos agradecimentos também à equipe de profissionais que se empenham para que os programas sejam realizados e também para que o sinal da emissora seja levado a todos os lares de sua área de abrangência”, disse Cristina, em nome de todos os vereadores.

À Mesa Diretora, foram convidados o presidente da Fratevi, e vice-presidente da Câmara, vereador Luis Eduardo Salgado (PDT); o diretor Executivo da Fratevi, Luis Antônio Neno Araújo; e a assessora de Comunicação Social da UFV, Kátia Fraga.

Luis Antônio agradeceu em nome de toda a equipe a homenagem. “É muito prazeroso trabalhar levando notícias e informações. Mas a maior gratificação é ver nosso trabalho reconhecido. Fazemos nossa programação visando o público, tentando agradá-los ao máximo”, disse. Segundo ele, a equipe que está desde o início é grande e muita coisa aconteceu para que a TV Viçosa continuasse a oferecer uma programação de qualidade aos lares viçosenses. “Agradeço também a toda a equipe, que no seu anonimato faz milagres e fizeram a TV Viçosa como conhecemos hoje”, finalizou.

Kátia também agradeceu à Cristina pela iniciativa. “Realmente não é fácil colocar uma programação no ar por 20 anos e ainda atuar em outras mídias. Tem sido uma tarefa difícil, mas muito satisfatória. Contamos com profissionais e estudantes dedicados e um grande empenho por parte da UFV, que não mede esforços para nos ajudar. Gostaria de, em nome da Reitora Nilda de Fátima Soares, cumprimentar a Casa Legislativa, os funcionários e toda a comunidade que nos prestigia todos os dias”, disse.

Luis Eduardo, como presidente da Fratevi, igualmente, fez um agradecimento ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos 20 anos da TV. O presidente também enfatizou que mesmo com o movimente de greve dos servidores da universidade, a TV e a Rádio continuam no ar. “Aquela universidade e essa cidade não existem mais. Estamos nos tornando um arquipélago. Não somos apenas ilhas mais. A TV Viçosa, a fundação, a UFV comungam de um só pensamento, o pensamento comunitário, do estreitamento da universidade com toda comunidade. A cada dia mais estaremos caminhando para que Rádio, TV, cidade e UFV possam estar trabalhando para produzir frutos verdadeiros, frutos profícuos”, finalizou.

O presidente da Casa, vereador João Batista Teixeira (PR) agradeceu à TV Viçosa por possibilitar que o Legislativo possa semanalmente estar nos lares dos cidadãos viçosenses. “Parabenizo a UFV pelo apoio e incentivo a Fratevi, e pelo fácil diálogo e parceria que têm com essa Casa”, congratulou.