Vereador homenageia OAB

por vca — publicado 11/10/2012 14h35, última modificação 11/03/2016 09h09
04/09/2012

Na tarde desta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Viçosa, por meio do requerimento de n° 033/2012, de autoria do Vereador Ângelo Chequer (PSDB), entregou uma placa de homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da 91ª Subseção de Viçosa, pela comemoração do Dia do Advogado, em 11 de agosto e pelos 80 anos da entidade.

Uma das profissões mais antigas que existe, a advocacia foi a primeira profissão regulamentada no Brasil e está diretamente ligada a defesa dos interesses sociais e das instituições democráticas de direito.

Ângelo lembrou que a criação da Ordem ocorreu após a Revolução de 30, por decreto do então presidente do país, Getúlio Vargas. “Com uma trajetória marcada por importantes contribuições na história do Brasil, como na realização das Diretas Já, da Assembleia Nacional Constituinte e na campanha pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor, a OAB comemora oito décadas de defesa da democracia brasileira”, disse Ângelo.

O Presidente e o Vice-Presidente da OAB Viçosa, Leonardo Pereira Rezende e Marcos Magalhães, respectivamente, receberam a placa em nome de toda a Subseção de Viçosa. Grato pela lembrança da Câmara, Leonardo falou das conquistas e das missões da entidade. “A OAB é essencial a administração da justiça, defende os interesses do cidadão a atos de injustiça e desrespeito. Cuidamos para que a justiça seja realmente justa, séria e próxima ao cidadão”, disse o Presidente.

Leonardo também lembrou as inúmeras conquistas para Viçosa, como a Justiça do Trabalho, que hoje tem um Posto. “Temos muitas lutas ainda, muitas coisas a serem conquistadas para Viçosa. Somos parceiros e estamos dispostos a quaisquer reivindicações”, finalizou.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) reconheceu a homenagem como justa, devida a grande parceria da OAB com a Casa e ao trabalho que a entidade realiza. “Foram várias conquistas ao longo dos anos. É muito importante uma instituição está presente nos poderes para termos mais força”, afirmou a vereadora.

O Vereador Marcos Nunes (PT) falou sobre a palavra de ordem “direito”. “Apesar de a nossa constituição garantir um estado de direito, ainda não dá o direito devido ao cidadão, não está a serviço de todos dos brasileiros. Essa homenagem é digna não só pelas lutas que aqui foram relatas, mas também pela garra da militância dos advogados, sonhando com um Brasil onde as pessoas tenham o direito garantido”, finalizou.