Vereador pede esclarecimentos ao Saae por deficiência em rede de esgoto

por vca — publicado 11/10/2012 14h49, última modificação 11/03/2016 09h09
28/08/2012

Na reunião ordinária desta segunda-feira (27), o Vice-Presidente da Casa, Vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado (PDT) fez uma grave denúncia envolvendo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Segundo o vereador, a pouco mais de um ano houve uma notificação ao Saae a respeito de um transbordamento de esgoto em um terreno na comunidade rural de Coelha. Desde então, o problema persiste.

Luís Eduardo afirmou que o problema se deve a forma como a autarquia capta esgoto oriundo do bairro Nova Viçosa, em que se utiliza um tubo de aproximadamente 150 milímetros para captação de grande parte do esgoto sanitário daquele bairro. “Deve se considerar que o cano se rompe com facilidade, devido à sua pequena bitola e a grande pressão causada pelo líquido, o que tem acarretado poluição e transtornos ambientais a comunidade, onde a rede deságua”, salientou.

Em visita, a propriedade do produtor rural, Godofredo Juarez Ladeira, o vereador notou que há uma intensa produção de frangos para a empresa Pif-Paf, existindo a possibilidade de o esgoto contaminar a produção, criando problemas ainda maiores.

De acordo, com o proprietário rural e ex delegado de Polícia Civil da Comarca de Viçosa, Dr. Francisco Rodrigues da Silva há aproximadamente 4 anos foi autorizado por ele que o Saae desaguasse a tubulação de esgoto no córrego de sua propriedade. “A autarquia se comprometeu no prazo de um ano dar continuidade com mais 1 km de tubulação, infelizmente passados 4 anos não foi cumprido a proposição do Saae”, explicou.

“O Saae foi notificado ano passado e nada fez para resolver o problema. Que responsabilidade é essa com o meio ambiente? Que responsabilidade é essa com o esgotamento sanitário? A autarquia não retornou no local para se justificar enquanto poder público.”, indagou o Vice-Presidente.

O Vereador quer que essas questões sejam esclarecidas pela autarquia e o problema solucionado. Para isso, uma audiência pública será realizada com membros do Saae, Defensoria Pública, poder público e proprietários locais.