Reunião discute aumento da passagem do transporte coletivo

por vca — publicado 18/12/2012 19h55, última modificação 11/03/2016 09h09
17/12/2012

Na noite desta segunda-feira (17), o Vereador Marcos Nunes (PT) requereu uma audiência pública para discutir o aumento da passagem do transporte coletivo, no entanto para que a mesma estivesse regular, teria que haver um prazo regimental de 15 dias anterior a sua convocação.

O Gerente da Viação União enviou um ofício ao Vereador comunicando seu não comparecimento a audiência. “Lamentamos não atender ao convite de audiência pública, pois apesar de termos enviado todos nossos esforços para tentar reunir nossa equipe de técnicos e colaboradores para que fossem prestados os devidos esclarecimentos à população, eles necessitam de tempo razoável para a adequação das suas agendas”, em nota.

O Vereador Marcos Nunes lamentou a falha da Câmara Municipal e explicou que não teria como acontecer à audiência sem escutar ambos os lados, dessa forma foi feita uma reunião em que reivindicações da população foram apresentadas e discutidas. “Regimentalmente a audiência estaria irregular, optamos por fazer hoje com o objetivo de atender a população, tendo em vista que no dia 19 será a diplomação dos vereadores, e uma data posterior não seria possível devido ao encerramento das atividades do legislativo”.

Em seguida, compuseram a mesa principal da reunião, o representante dos usuários de ônibus, Rômulo Marcolino e a vice-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), Marina Dal Monte.

Rômulo comentou o aumento da passagem de ônibus de R$1,80 para R$2,00. “Ninguém mais tem dúvidas a respeito do serviço transporte coletivo em Viçosa, ecoa no mesmo som de que ele é ruim, embora, os órgãos teoricamente fiscalizadores, duvidem e, certamente por isso não tomam qualquer providência”.

E completou: “A locomoção da população pela cidade deve ser tratada como serviço essencial. Por isso não deve depender das leis do mercado para servir a população. Estamos aqui defendendo a concepção de que o transporte público deve ser público tanto quanto a saúde e educação são, ou seja, gratuito, ou que seja pelo menos condizente com a realidade daqueles que usam o transporte coletivo hoje”.

Ele ainda apresentou fotos do estado dos ônibus, lotados e alguns em condições precárias e salientou que os usuários estão lutando por melhores condições do transporte coletivo, físicas, funcionamento, horários e também “pela justiça social e tributária para os transportes públicos, e que este seja tratado como serviço essencial, barateando as tarifas de forma significativa para os usuários dos serviços, promovendo acesso ao trabalho, à cultura, à saúde, enfim, acesso à cidade como um direito de toda a população”, finalizou.

A representante da UEE, Marina defendeu a adesão à venda de meia passagem.  “Em Viçosa não há meio passe de transporte coletivo, sendo que é um direito de todos os estudantes universitários, ensino médio, fundamental, entre outros”.

O público presente apresentou as reivindicações, sendo a principal as melhorias nos serviços oferecidos pela Viação União. A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) também esteve presente e participou das discussões. Ela sugeriu que fosse nomeada uma Comissão na Casa para acompanhar o processo de negociação.

O Vereador Marcos Nunes sugeriu que uma audiência pública fosse marcada para o ano de 2013 a fim de que pudessem discutir com a empresa União e o Executivo municipal as reivindicações e o aumento da passagem do transporte coletivo.

Capa- transporte

transporte 1