Tribuna livre fala sobre a escola do bairro Nova Viçosa

por vca — publicado 27/02/2013 10h42, última modificação 11/03/2016 09h09
26/02/2013

Na tribuna livre dessa terça-feira, 26, houveram duas manifestações a respeito da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, localizada no Bairro de Nova Viçosa.

A primeira foi feita por Ângela Maria da Silva, diretora no período de 2010 a 2012. Segundo ela, no ano passado ocorreu o processo eleitoral para escolha de nova diretora, sendo eleita com 49% dos votos validos. Ângela afirmou que cumpriu com todos os requisitos legais e que em todas as etapas do processo eleitoral  foram acompanhadas por membros da Secretaria de Educação.

No início deste ano, Ângela foi convocada para uma reunião na Secretaria de Educação, onde foi informada que o processo eleitoral estava sendo anulado e que também a comissão estaria organizando uma nova eleição e foi decretado uma intervenção por sessenta dias na referida escola.  “Todas essas barbáries estão ocorrendo porque a candidata derrotada não concordou com o resultado final da eleição e interpôs recurso junto  a Secretaria de Educação, levando informações infundadas e contrárias. Não tive meus direitos constitucionais garantidos quando não motivaram claramente a anulação da eleição”, afirmou Ângela.

Em contra partida, Roseli Rocha Severiano, moradora do Bairro e mãe de um aluno da escola, com apoio de cartazes e faixas da comunidade, falou da insatisfação dos pais com a gestão de Ângela e relatou a situação que se encontra a escola: “Antes de 2010 praticamente todos os alunos do bairro estudavam na escola. Havia a preocupação de tampar os buraco do teto, cortar o mato em volta da escola e as salas e banheiros eram consertados. O que temos agora, que nos revolta, é uma escola cheia de mata que cria escorpiões, baratas, aranhas e cobras. O telhado parece uma peneira de tanta goteira, os banheiros não tem descarga, nem torneira, nem porta”, afirmou.

Segundo Roseli, a revolta da comunidade é geral devido o desinteresse e a falta de respeito. Ao contrário do que diz a diretora, a comunidade acredita que a eleição foi “suja e fraudulenta” e de acordo com Roseli, eles podem provar.

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Pc do B), relator da Comissão de Educação, Cultura e Esporte,  informou que a mesma vem acompanhando a situação de perto.

O Vereador Marcos Nunes (PT) parabenizou tanto Ângela quanto os manifestante do bairro de Nova Viçosa. “O descaso com a escola é terrível, não estou falando só da diretora, é o conjunto. Quero registrar minha indignação. Vocês tem que se organizar mesmo, estão de parabéns”, concluiu.

ângela

roseli