Câmara confere Comenda Tenente Kümmel

por vca — publicado 21/05/2013 14h44, última modificação 11/03/2016 09h08
21/05/2013

Com uma bela e emocionante cerimônia, a Câmara Municipal realizou na segunda-feira (20) a sessão solene de entrega da Comenda Tenente Kümmel, de acordo com a resolução de n° 008/2013.

“Foram mais de 20 anos para que se fosse instituída essa Comenda, essa homenagem. Com essa missão que temos de aproximar todas as pessoas de um ciclo diferente, eu queria dizer que o Tenente Kümmel foi um grande semeador, semeador de belas sementes, muitas vezes em solo fraco, mas que com disciplina, amor ele fez um solo farto e um solo que Viçosa honrou em sepultá-lo”, discursou o Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT).

Com a presença dos filhos do Ten Kummel, General Waldstein Iran Kümmel, General José Ricardo Kümmel, Coronel Waldemar Raul Kümmel Filho e das filhas Walsylvia Kümmel Moreira, Wilma Kümmel e Lia Kümmel dos Santos, e de sua neta Claúdia Kümmel foram agraciados com a comenda: o Tenente Joaquim Saraiva da Silva; o Tenente Coronel Lúcio Mauro Campos Silva; e José Rezende de Andrade, na ocasião, sendo representado pelo Delegado de Polícia Civil, Gelson José Pedra.

O Prefeito Celito Sari apresentou aos presentes a vida do Waldemar Raul Kümmel, Tenente Kümmel, nascido em Santa Maria, RS, em 22 de fevereiro de 1908. Fixou-se em Viçosa, em dezembro de 1930 como instrutor da Escola de Instrução Militar, hoje Tiro de Guerra Tenente Kümmel.

“Graduou-se em 1935 em Agronomia, na ESAV, tornando-se professor da instituição. Promoveu o nome de Viçosa no treinamento de vários soldados que representaram o Brasil junto a Força Expedicionária Brasileira (FEB), onde estes como o Sargento Saraiva, que não só defenderam o verde oliva do exército brasileiro, mas sim, defenderam a liberdade mundial, que estava doente”.

E completou: “o engenheiro Waldemar Kümmel viveu em Viçosa por 50 anos, onde teve 10 filhos e aqui fez sua família. Nos deixando em 11 de maio de 1980, aos 72 anos de idade. Ele amava Viçosa e como ele sempre dizia ‘era uma terra que fazia parte integrante do seu ser’”.

Em seguida, foi a vez de o Professor Francisco Machado dedicar algumas palavras ao agraciado José Rezende. “Felizes são os que têm a oportunidade de expressar sua gratidão aqueles que praticaram e praticam o bem. Sua carreira foi sempre pautada pelo profissionalismo, na segurança das decisões, na amizade, no companheirismo e na solidariedade aos seus colegas e ao governo que se integrava. Homenagem é uma palavra que define atribuição de honra, agradecimento, tornar público com o ato de gratidão algum favor que foi prestado a alguém, daí essa homenagem ao prezado amigo, que tem feito sua vida um exemplo a ser seguido”.

O Delegado Gelson José recebeu a Comenda e o mérito legislativo dedicada ao José Rezende pelo seu reconhecimento público por sua contribuição e destaque no trabalho realizado em defesa da segurança do Estado de Minas Gerais.

O Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado consagrou palavras ao Tenente Coronel Lúcio Mauro Campos a Comenda Tenente Kümmel. “De repente a homenagem que se estabelece neste momento, se justifica exatamente em cima dos valores que o senhor tem levado aos seus comandados: disciplina, rigidez, mas o sorriso franco e o coração que palpita vendo do outro lado o policial que tem a família e as contas para pagar. Há pouco tempo você assumiu o comando, há pouco tempo está à frente do comando desta região, mas aquele que comanda, não comanda sozinho, se não tiver uma empatia com o seu Batalhão. Não basta apenas o pulso firme, basta ser humano e entender o dia a dia dos seus comandados e levar a sociedade como o senhor tem levado a discussão, o diálogo e o pedido de ajuda as prefeituras. A sociedade ganhou um homem de segurança, um homem que traz a paz social”.

O Tenente Coronel Lúcio Mauro Campos recebeu a Comenda e o mérito legislativo conferido por sua contribuição na segurança pública quando da participação e destaque no trabalho realizado na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Logo depois, foi a vez do Prefeito de São Miguel do Anta, Cristiano Moreira Machado sensibilizar o Tenente Joaquim Saraiva da Silva. “Nascido em São Miguel do Anta, trabalhou como farmacêutico por muitos anos. Serviu o exército em São João Del Rei e foi destacado para servir no corpo de saúde nos campos da Itália na Segunda Guerra Mundial. Lá como guerreiro defendeu nossa Pátria com grande espírito patriótico. Hoje aos 90 anos se encontra com toda lucidez e vitalidade. Sargento Saraiva, nós temos muito orgulho de vossa excelência e o senhor serve de exemplo para nossa juventude”.

O Tenente Joaquim Saraiva da Silva recebeu a Comenda e o mérito legislativo por sua contribuição em defesa da segurança pública quando da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo italiano, na 2ª Guerra Mundial.

Os agraciados agradeceram o reconhecimento e emocionaram os presentes. A cerimônia foi finalizada com uma singela homenagem aos filhos, filhas e neta do Tenente Kümmel.

Comenda 2

Comenda 3