Reunião discute cenário cultural do município

por vca — publicado 09/07/2013 16h16, última modificação 11/03/2016 09h08

Para debater a cultura no município, os Vereadores Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB) e Sávio José (PT), membros do movimento “Viçosa que queremos” e da classe cultural da cidade, o Chefe de Departamento Cultura e Patrimônio, Kleber Gustavo Picanço e a Chefe do Departamento de Turismo, Brenda Santunioni se reuniram na sexta-feira (05).

O debate girou em torno da estruturação da Secretaria de Cultura, no sentido de possibilitar o desenvolvimento da Secretaria enquanto órgão que gere a cultura no município, tendo em vista que atualmente não possui carro próprio e poucos computadores, e de contrapartida, a capacitação das pessoas que trabalham na Secretaria, visto que é uma área técnica e exige maior capacitação e plano de carreira estabelecido para os servidores deste órgão.

Outra discussão foi com relação ao calendário municipal de cultura, os presentes salientaram a importância de promover um diálogo entre todas as partes, para que se organizem eventos e atividades na cidade e também o apoio para a realização da Conferência de Cultura em Viçosa, até meados de agosto.

Além disso, foi lida a portaria dos indicados pelo Poder Público e a homologação dos membros da sociedade civil que compõem o Conselho de Políticas Culturais, sendo agendada a primeira reunião do Conselho para sexta-feira.

O Vereador Geraldão, salientou a importância do movimento na promoção deste debate. “O encontro possibilitou a prática do exercício das questões culturais no município. Não deliberou ações, mas valeu para elencar reflexões sobre o atual cenário.”