Vereadores participam de encontro na APAC
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública representada pela Presidente da Comissão, e Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) e pelos Vereadores Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (MD) e Edenilson José Oliveira (PMDB) visitaram nesta quarta-feira (03) a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC - Viçosa).
A APAC é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha na recuperação de presidiários há mais de vinte e seis anos em Viçosa, realizando por meio de parcerias e voluntários o trabalho de recuperação dos condenados e sua reinserção no convívio social.
A instituição trabalha com uma metodologia que busca envolver a sociedade através da participação voluntária, métodos esses que fazem parte de um conjunto de doze elementos fundamentais que norteiam os trabalhos com os recuperandos, dentre eles a participação da comunidade, a religião e a valorização humana.
Com os bons resultados durante os anos, a entidade se tornou referência, influenciado entidades em todo o Brasil e aumentando o número de instituições pelo país.
Os Vereadores foram acompanhados pelos voluntários em toda a visita. Os recuperandos trabalham em diversas áreas, como: manuais na confecção de bonés e artigos de decoração fabricados a partir de palitos de picolé; na padaria e marcenaria do local, além de realizar outras atividades.
As principais reivindicações solicitadas a Comissão foram atendimento médico, psicológico e social para as famílias e os recuperandos, remédios, dentistas e a participação da Prefeitura.
Os recuperandos fizeram uma apresentação da peça “Teatro dos Oprimidos” especialmente para os Vereadores e desejaram com orações que a Comissão faça um bom trabalho.
A Presidente da Comissão, Marilange Pinto Coelho ressaltou a importância do encontro. “Ficamos felizes com o que encontramos na APAC de Viçosa, funcionários dedicados e um ambiente acolhedor. A Comissão ouviu as reinvindicações da Presidente da associação e dos recuperandos, dentro do possível, medidas serão tomadas para atender as demandas.”
E concluiu: “vivemos momentos únicos na tarde desta quarta-feira”.