Câmara e UFV realizam Cerimônia de premiação da OBMEP 2012

por vca — publicado 19/08/2013 17h24, última modificação 11/03/2016 09h08
19/08/2013

Na manhã do sábado (17) a Câmara Municipal de Viçosa, por meio da Escola do Legislativo e o Departamento de Matemática da UFV realizaram a Cerimônia de Premiação da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do ano de 2012 (OBMEP), no Plenário da Casa.

A OBMEP iniciada em 2005 é um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que tem por objetivo incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica voltada para alunos do ensino fundamental e médio (PIC Jr.), e do ensino superior (PICME).

Na ocasião, foram homenageados cerca de 135 alunos de 19 escolas públicas de Viçosa e da região, sendo premiados 30 alunos medalhistas (de ouro, prata e bronze) e 105 agraciados com os certificados de menção honrosa pelo seu desempenho na OBMEP 2012. Além disso, seis professores receberam uma placa de homenagem pela premiação na OBMEP 2012.

O professor Geraldo Amintas Moreira, de Dores do Turvo e as professora Imaculada Coelho da Silva, de Abre Campo; Lislie de Magalhães, de Porto Firme; Marlene Martins Trevenzoli, de Raul Soares; Cleuza Eunice Pereira e Renata Pires Gonçalves, de Viçosa foram os homenageados. A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos e é uma forma de estimular professores, escolas e municípios a investir no ensino da matemática.

Em seguida, foram entregues as medalhas e os certificados de menção honrosa aos alunos premiados da OBMEP 2012. Receberam os prêmios alunos de diversas escolas públicas dos municípios de Abre Campo, Alvinópolis, Araponga, Canaã, Dom Silvério, Porto Firme, Raul Soares, São Miguel do Anta, Teixeiras, Vermelho Novo e de Viçosa.
No município, foram premiados alunos do COLUNI, da Escola Municipal Cel Antônio da Silva Bernardes, e das Escolas Estaduais José Lourenço de Freitas e Effie Rolfs.

A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) falou da importância do fortalecimento da educação pública. “O envolvimento dos diretores, supervisores, professores e alunos reflete nos resultados da OBMEP”.

Além disso, a Vice-Presidente parabenizou o Departamento de Matemática da UFV, por meio da Coordenadora Regional da OBMEP- Região MG06, Professora Rosane Soares Moreira Viana pelo belo trabalho realizado.

Participaram da cerimônia, além dos citados, o Prefeito de Viçosa, Celito Sari; o Vereador Paulinho Brasília (PPS); o Chefe do Departamento de Matemática da UFV, Professor Sandro Vieira Romero; a Diretora da 33ª Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova (SER), Rosane Name dos Reis; a Coordenadora Regional da OBMEP- Região MG06, Rosane Soares Moreira Viana, Professora do Departamento de Matemática da UFV; a Diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Geralda Cristina Barcelos, representando os demais diretores e diretoras das escolas; e a Secretária Municipal de Educação, Gláucia Coutinho.