Câmara homenageia Grupo Escoteiro Viçosa

por vca — publicado 14/08/2013 10h28, última modificação 11/03/2016 09h08
14/08/2013

Na reunião desta terça-feira (13), a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) por meio da moção de Congratulação n° 011/2013 prestou as devidas felicitações aos 40 anos ao Grupo Escoteiro Viçosa.

A Vice-Presidente apresentou um breve histórico do Grupo. "A ideia surgiu no começo dos anos 70, quando dois ex-escoteiros, os senhores Kleper Euclides Sant’Ana (Maninho) e o Professor  Daison Olzany se encontraram em reuniões do Lions Club de Viçosa e começaram a semear a ideia de trazer o escotismo para a cidade".

E continuou: "em 1996, o Grupo de Escoteiros firmando um convênio com Universidade Federal de Viçosa, por meio do Centro Mineiro de Conservação da Natureza (CMCN), permitiu que o grupo se instalasse na sua atual sede, casa 27 da Vila Gianetti."

O Grupo Escoteiro Viçosa (GEV) conta com 140 jovens, dividido, segundo eles, em três Alcatéias: crianças entre 7 e 10 anos, formam a Tropa Escoteira Jabuticabeira; a Tropa Escoteira Jacarandá com idade média entre 11 e 14 anos; a Tropa Sênior Curupira com jovens entre 15 e 17 anos; e o Clã Pioneiro Brumas de Avalon com jovens entre 18 e 21 anos.

Os escotistas adultos são todos voluntários, eles dedicam parte do seu tempo ajudando a moldar o caráter dessas crianças, para que se tornem leais, dignos de confiança, capazes de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, o trabalho, e a natureza.

Buscando colocar em prática os ensinamentos do escotismo, as crianças promovem e participam de campanhas em benefício da comunidade viçosense, como educação no trânsito, doação de agasalhos, arrecadação de alimentos, entre muitas outras ações. O constante trabalho de conscientização dos jovens, forma cidadãos mais conscientes com o bem-estar social.

A Vereadora Marilange parabenizou a todos os representantes dos Escoteiros, pontuando o grande trabalho realizado por eles. “As crianças, e adolescentes que participam e fazem parte dos escoteiros todos os sábados de manhã, fazem toda diferença dentro da escola, seja ela, municipal, estadual e da rede privada. O escotismo faz a diferença na vida e na formação destes jovens e crianças. É um trabalho que Viçosa precisa muito, só podemos caminhar pensando que iremos ter uma Viçosa melhor, pensando que essas crianças são o futuro da nossa cidade”.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (MD) também felicitou os presentes pelos 40 anos em Viçosa e proferiu o lema dos escoteiros: “prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: cumprir os meus deveres para com Deus e a minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; obedecer a Lei Escoteira.”

E finalizou: “Também fui escoteiro e foi uma das melhores fases de minha vida, nós aprendemos a ser um cidadão diferente desde de pegar um papel de bala no chão até ajudar uma senhora a atravessar a rua. Sinto-me feliz por ter feito parte deste grupo”.

Câmara homenageia Grupo de Escoteiros Viçosa 2