Câmara recebe Presidente do Circuito Serra de Minas

por vca — publicado 18/09/2013 12h58, última modificação 11/03/2016 09h08
18/09/2013

A Câmara recebeu na reunião ordinária desta terça-feira (18) o Presidente do Circuito Serra de Minas, Sérgio Vitarelli a convite do Vereador Geraldo Andrade (Geraldão), por meio do requerimento de n° 068/2013, para falar da participação de Viçosa no Circuito.

Sérgio explicou que os circuitos turísticos são uma regionalização do turismo. “O estado de Minas Gerais é o mais afinado em termos de políticas públicas do turismo com o governo Federal, as políticas são muito próximas e tem dado excelentes resultados”, disse.

Ele comentou que são 45 circuitos em Minas, dividido por regiões, “esses circuitos têm a intenção de apoiar o desenvolvimento do turismo regional. Temos 18 municípios na nossa região e a o principal trabalho é o desenvolvimento do ser humano”.

E completou: “Como exemplo em Araponga, estamos trabalhando o saneamento básico. O turismo é uma forma de envolver todos os instrumentos para o desenvolvimento de uma região. O turismo precisa ser limpo, ter indústrias limpas, saúde, educação e infraestrutura”.

Sérgio também pontuou que Viçosa é uma cidade com potencial, “pois não tem grandes indústrias poluentes. Precisamos contar com o poder público para trabalharmos juntos e usar o turismo como instrumento de desenvolvimento humano”.

O Presidente do Circuito Turístico salientou que o mais importante no turismo é o potencial de valorização da comunidade, do homem do campo, da cultura local e do desenvolvimento do município. “É importante à comunidade estar preparada para receber o turismo. Quero pedir o apoio de todos, para que possamos trabalhar juntos.”

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) solicitou que após sua explanação Sérgio fosse conduzido até a assessoria jurídica para que se providenciasse um convênio de parceria entre a Câmara de Viçosa e o Circuito Turístico Serra de Minas, “para que o corpo técnico do Legislativo esteja a disposição e junto com vocês fazendo anteprojeto e projetos para buscar a captação de recursos”.

A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) fez coro ao convênio. “Precisamos acreditar que é possível dar certo, temos que ser parceiros e apoiar essa iniciativa. É importante a valorização do homem do campo e da transformação disso para o descanso, lazer e para a saúde.”