Câmara sedia abertura da 1ª Conferência Regional De Políticas Públicas Sobre Drogas de Viçosa

por vca — publicado 25/09/2013 12h28, última modificação 11/03/2016 09h08
25/09/2013

Com o tema: “Políticas Sobre Drogas: Avanços, Desafios e Perspectivas”, o encontro, que teve dois dias de duração, reuniu representantes da sociedade civil organizada, representantes das cidades de Canaã, Cajuri, Coimbra, Guaraciaba, Paula Cândido, São Miguel, Teixeiras e Viçosa.

Na sexta-feira, 20, aconteceu a abertura do evento na Câmara Municipal com a participação da sociedade civil organizada e governamental e com a presença dos representantes do COMAD. Logo em seguida, foi realizada as palestras: “Instalação da Rede – Integração de competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas”, com a palestrante, Adriana Fonseca Barbosa Mendes, Juíza e Diretora da Comarca de Viçosa; “Violência e Realidade Social com Ênfase em Segurança Pública”, com o palestrante, Marcelo Durante Ottoni, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa; Drogas, Prevenção, Tratamento e Reinserção Social, com o palestrante: Ronaldo Guilherme Vitelli Viana, Superintendente Técnico da Associação de Prevenção, Recuperação e Reinserção Social Terra da Sobriedade e Coordenador Geral do Programa Papo Legal/Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Álcool e Drogas do Governo de Minas.

O Vereador Alexandre Valente compôs a mesa principal da cerimônia de abertura. Ele salientou a importância de se discutir essas políticas públicas para a sociedade, “esse é um dos principais caminhos para encontrarmos soluções para o problema com as drogas”.

Na manhã de sábado, 21, os participantes da Conferência se reuniram no PVB, para debater sobre a temática das palestras. As sugestões e propostas foram feitas através de três eixos temáticos:Eixo 01, “Violência e Realidade Social com Ênfase em Segurança Pública”; Eixo 02, “Drogas: Prevenção, Tratamento e Reinserção Social”; Eixo 03 – Cidadania e Políticas Públicas.

Na plenária final, os relatores escolhidos em cada eixo, apresentaram as propostas debatidas em ordem de prioridade aos demais participantes. As propostas foram votadas e serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência.

No total, 142 participantes devidamente credenciados, ajudaram na construção das 42 propostas, sendo escolhidas 15 delas.