Comissão de Viçosa visita Câmara de Muriaé

por vca — publicado 19/09/2013 16h55, última modificação 11/03/2016 09h08
19/09/2013

Na manhã desta quinta-feira (19) uma comissão formada por representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB) e servidores da Câmara de Viçosa acompanhou o Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) a uma reunião na Câmara de Muriaé, onde foram recebidos pelo Presidente da mesma, Sargento Joel.

O objetivo do encontro foi discutir propostas e a implementação do órgão regulador executando uma parceria do Demsur com o CISAB, por meio desta parceria todo o serviço de saneamento básico dos municípios receberia assessoria, como capacitação técnica de pessoal e apoio técnico administrativo.

Hoje o CISAB já possui 25 municípios consorciados, e de acordo com a superintendente dos consórcios, Tânia Maria Duarte, as empresas municipais de saneamento parceiras têm conseguido contratação de serviços e compras compartilhadas, o que gera uma maior economia no orçamento da cidade.

Um dos serviços de maior relevância que os municípios podem usufruir após a adesão ao consórcio é a estrutura de laboratórios de análises de água e elaboração e execução de projetos de obras.

Outro ponto importante discutido na reunião é sobre o Programa Interlegis, Viçosa e Muriaé já aderiu a esse programa que pertence ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), um órgão da estrutura do Senado Federal responsável também por ações e capacitação profissional dos servidores da Casa e órgãos conveniados.

A Interlegis possui um Sistema de Apoio ao Processo legislativo (SAPL) tramitação de projetos online, abrangendo diversas etapas do processo legislativo.

Ficou acertado que será realizada uma reunião entre diversos representantes municipais, para que os demais municípios também conheçam e passem a usar o Interlegis.

O Presidente Luis Eduardo ressaltou que “a visita teve como principais objetivos avaliar a participação do município de Muriaé no CISAB, bem como a viabilidade de realização de um curso em parceria com o Interlegis para uma oficina do portal transparência e SAPL”.

Foto: Mônica Bernardi