Vereadora divulga Campanha de Combate ao Câncer Outubro Rosa

por vca — publicado 02/10/2013 11h43, última modificação 11/03/2016 09h08
02/10/2013

Na reunião ordinária desta terça-feira (01) a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) convidou a todos para participarem do "Outubro Rosa" uma campanha contra o câncer de mama, que contará com eventos ao longo deste mês.

Nos dias 05 e 26 haverá mobilização no Calçadão, já no dia 19 todos os PSF's estarão funcionando para exames preventivos e encaminhamentos para a mamografia.

A Campanha tem o apoio da Câmara Municipal de Viçosa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher; da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Assistencial as Pessoas Portadoras de Câncer (AAPEC).

A Vereadora pontuou que “o autoexame da mama é apenas um dos procedimentos para detectar o câncer em seu estágio inicial, mas há necessidade de fazer uma consulta médica anual para orientação preventiva e a mamografia”.

Em sua fala, Marilange destacou que são mais de 40 mil casos diagnosticados por ano no Brasil com uma taxa de mortalidade de 4 mil.  “Apesar de ser um tumor maligno é uma doença curável se for constatada precocemente.”

O Vereador Sérgio Norfino (PSDB) salientou que “a campanha é de extrema importância visto que a prevenção e o diagnóstico precoce é fundamental para a cura e combate ao câncer de mama.”

Durante todo o mês, os prédios públicos e alguns pontos da cidade estarão “enfeitados” de rosa procurando chamar a atenção para o câncer de mama.