Campanha Novembro Azul realiza mobilização para conscientização dos homens

por vca — publicado 26/11/2013 12h10, última modificação 11/03/2016 09h08
26/11/2013

Dentre as ações planejadas para o Novembro Azul, aconteceu na manhã do sábado (23), na Praça Silviano Brandão, uma mobilização para conscientização da prevenção do câncer de próstata.

Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos, passadas instruções, feito aferimento de pressão e encaminhamentos para alguns homens realizarem o exame preventivo.

No material informativo, chama a atenção para que os homens que tiveram pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem ficar mais alerta, pois o risco de se ter a doença aumenta de 3 a 10 vezes comparado à população em geral. Temos associado a este risco fatores genéticos (hereditários), hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Além de que está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer em geral assim como a prática de atividade física e diminuição do consumo de álcool e cigarro.

O Vereador Sérgio Norfino (PSDB), esteve presente, e alertou os homens que "o único modo seguro para curar o câncer de próstata é descobrindo-o precocemente, procurando um urologista regularmente e submetendo-se aos exames preventivos".

A campanha de prevenção é uma realização da Câmara Municipal; Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde e PSF´s; Centro Viva Vida e Hiperdia Minas e o Centro Oncológico do Hospital São Sebastião.