Parlamento Jovem realiza balanço de ações na Câmara

por vca — publicado 13/11/2013 10h25, última modificação 11/03/2016 09h08
13/11/2013

Na reunião ordinária da terça-feira (12), o Coordenador do Projeto Parlamento Jovem pela UFV, Professor Diogo Tourino fez uma apresentação do balanço das ações realizadas até a presente data.

Ele pontuou as ações do projeto. “O Parlamento Jovem é um projeto de extensão fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais. As atividades são executadas por uma equipe multidisciplinar de monitores, dos cursos de Ciências Sociais, Dança e História, junto aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares”.

Em sua apresentação, o Professor também ressaltou alguns objetivos do projeto: “o Parlamento serve para mostrar a importância da participação política e democrática, ao promover a discussão e votação de propostas de leis a serem encaminhadas ao poder público pelos jovens, melhorando a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio, a partir da sua inserção em atividades realizadas na Câmara Municipal e da discussão de temas relevantes em plenárias e audiências públicas, ampliando a compreensão acerca do Estado e seus agentes”.

Os monitores do projeto entregaram o documento da Plenária Final ao  Presidente da Casa, Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT). Ele realizou a entrega dos certificados aos diretores das escolas participantes, sendo as Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), Alice Loureiro, José Lourenço de Freitas; Coeducar e o Colégio de Aplicação da UFV (Coluni).

Umas das delegadas do PJ 2013, Letícia Vieira da Silva, do Coeducar usou a tribuna emocionada: “o Parlamento Jovem foi muito importante para nós. Abriu meus olhos para o mundo e me deu perspectivas tanto de vida, como de política. Gostaria que todos os jovens tivessem a oportunidade que eu tive em participar do projeto”.

O Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares de Rezende, representante da reitora da UFV, salientou que: “esse projeto que coloca os jovens junto  ao poder Legislativo Municipal, conhecendo e acompanhando de perto os trabalhos, é muito mais educativo do ponto de vista pedagógico em formação de cidadão, mostrando o fortalecimento da democracia. Em nome da nossa reitora Nilda, gostaria de parabenizar a todos pelo projeto”.

Luis Eduardo Salgado reforçou a relevância do projeto para a consciência cidadã dos estudantes. “Vejo tantos jovens quebrando o patrimônio, mas vejo outros como vocês, construindo o coração de um país, que com certeza irá se orgulhar muito, como nós nos orgulhamos agora.”