Reunião discute construção de novas casas populares

por vca — publicado 18/11/2013 17h25, última modificação 11/03/2016 09h08
18/11/2013

Na última quarta-feira (13), o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) se reuniu com os representantes da empresa Tecon Engenharia, Alexandre Fortes e Cláudio Silva; o Gerente da Caixa Econômica Federal, Francisco Alexandre da Silva; o Presidente da Associação dos Moradores do bairro Santa Clara, Marcelo Antônio Lopes e o Assessor de Relações Institucionais da Casa, Wagner Rosado para tratar a respeito da construção de novas casa populares no Coelhas.

Os representantes da empresa apresentaram o projeto estrutural dos apartamentos e relataram sobre a localidade e os benefícios da construção.

O Gerente da Caixa explicou como será feito o financiamento ao cidadão e também os trâmites legais para a execução da obra.

O Vereador Helder questionou a respeito do que o bairro Santa Clara tem passado com relação ao inchaço populacional e a estrutura do conjunto habitacional existente, “visto que nos conjuntos não possuem escola, creche e a demanda vem para o bairro”.

O Assessor de Relações Institucionais da Casa levantou a questão da estrutura que deve ser criada para suprir as necessidades do novo empreendimento e também a possibilidade de recurso, “tendo em vista que o somatório das casas dos três condomínios (Coelhas e Sol Nascente) somam mais de 500 moradias, sendo este o número mínimo de casas para pleitear recursos do FAR- Fundo de Arrendamento Residencial, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida para instrumentos de educação e saúde”, disse Wagner.

Ele ainda destacou que: “Dessa maneira, há possibilidade de recursos a fundo perdido do FAR para criar mecanismos de melhoria social como creche, escola ou posto de saúde”.

O Gerente da Caixa, Francisco Alexandre completou: “este recurso é de 6% do valor total dos empreendimentos, que gira em torno de dois milhões de reais”.

O Vereador Helder salientou que deve ser apresentado o que será construído em termos de infraestrutura para a população dos conjuntos habitacionais, a fim de que se faça um acordo com os bairros.

“Todo grande empreendimento gera transtornos e estes devem ser minimizados quando possível, a verba não resolve as questões da infraestrutura dos Conjuntos, mas bem investidos podem diminuir o ônus. Além de serviço dos Correios, iluminação pública, pavimentação, esgoto, é necessário escola, creche e posto de saúde”, pontuou o Vereador.