CPI da Rodoviária interroga Secretário de Governo

por vca — publicado 11/12/2013 19h41, última modificação 11/03/2016 09h08
11/12/2013

A Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem como finalidade investigar a forma como foi e é realizada a administração do Terminal Rodoviário Municipal Joventino Alencar a partir da data que o Executivo assumiu o seu controle, interrogou o Secretário de Governo, José Antônio Oliveira (Taffarel), na última sexta-feira (06).

Taffarel se recusou a responder algumas perguntas feitas pelos membros da CPI. Ele afirmou que: “A partir da data que o terminal foi para o município, eu comuniquei ao Prefeito que a rodoviária era de responsabilidade da Prefeitura e ele disse para que eu ficasse a cargo de tomar as providências”.

O Secretário disse que desde a gestão municipal no terminal, o estagiário, à época, Fernando Henrique Santana da Silva, foi indicado por ele para que fizesse um levantamento do funcionamento do terminal e que qualquer assunto sobre a área administrativa do terminal deveria ser discutido com o Secretário de Administração, Ronaldo Sant’Ana. “Não tínhamos no quadro de funcionários alguém com experiência, e ele como estudante de administração, eu imaginei que pudesse fazer um diagnóstico da situação do terminal, como foi feito.”

O Presidente da CPI, Idelmino Ronivon questionou o Secretário sobre o destino do dinheiro arrecadado com as taxas de embarque e com a taxa de uso dos sanitários da rodoviária.

Ele respondeu que não sabia para onde ou para quem era entregue o montante arrecadado e também se o dinheiro havia sido depositado, e afirmou que o Fernando reportava ao Secretário de Administração, então possivelmente teria informado sobre essa questão.

Idelmino relembrou as datas mencionadas pelo herdeiro da família Andrade, dos cinco ofícios encaminhados ao Executivo para tentar repassar a administração do terminal para o município. “Foram sete/oito meses que a administração do terminal já era judicialmente do Executivo, mas continuou sendo administrado pela Empresa Mega, sem licitação ou contrato formal. Por que o município demorou tanto tempo para iniciar a administração do terminal?”

Taffarel apresentou o último ofício datado em 05 de fevereiro 2012 e disse que até então sabia que estava em tramitação judicial, quando foi comunicado que o município seria responsável pela administração do terminal rodoviário, foram tomadas as providências cabíveis.

O Presidente da CPI afirmou haver uma contradição, visto que foram entregues os ofícios encaminhados à Prefeitura pela família Andrade que consta as datas desde 2011.

Com relação ao depoimento do ex-estagiário, convidado pela segunda vez, foi informado pelo Secretário que ele somente falará diante da justiça e que o que ele teria para declarar sobre o assunto, já o havia feito na comissão interna da Prefeitura nomeada pelo prefeito para realizar as prestações de contas do terminal.

Na segunda-feira (09), a ex-controladora do município, Glória Aparecida Rodrigues foi convidada a responder os questionamentos. Ela encaminhou um ofício informando que havia assumido compromissos no Tribunal de Contas, em Belo Horizonte.

Dessa maneira, durante a reunião os membros da CPI decidiram convidar para a próxima segunda-feira (16), às 10 horas da manhã, a ex-controladora, Glória Aparecida e também convocaram o Secretário de Administração, Ronaldo Sant’Ana.

Além dos membros da CPI, Vereadores Marcos Nunes (PT), João Januário Ladeira (PR) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) e Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV). Os Vereadores Geraldo Deusdedit (PSDC), Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) e Edenilson Oliveira (PMDB) estiveram presentes.