Reunião apresenta solução para o uso do transporte escolar pelos alunos da Barrinha

por vca — publicado 11/02/2014 01h20, última modificação 11/03/2016 09h08
10/02/2014

Na última sexta-feira (07), a pedido do Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), aconteceu uma reunião de negociação dos moradores da Barrinha com a Secretária de Educação, Gláucia Coutinho Ramos d’Antonino, servidores da Prefeitura e Vereadores, onde foi apresentada a solução para o uso do transporte escolar pelos alunos do bairro.

Desde início do ano letivo, os alunos que moram no bairro e estudam em escolas de outras localidades não tiveram direito ao uso do transporte escolar, tendo em vista a aplicação da Lei municipal de n° 2202/2011 que regulamenta o transporte.

No fim da tarde da quinta-feira (06), pais, crianças e moradores bloquearam a rodovia – Viçosa/Porto Firme -, que passa por dentro da Barrinha, como forma de protesto pelo impedimento do uso do transporte escolar. A manifestação teve como objetivo encontrar uma solução para o problema.

Segundo Meirele Rodrigues, moradora do bairro e uma das agentes organizadoras do protesto, os alunos estavam transitando pela rodovia sem acostamento. “Não sou mãe dos alunos e não utilizo o transporte, mas me sensibilizei com a situação de inúmeros alunos transitando sem segurança pela rodovia”.

A Secretária de Educação disse que esperava que os problemas com o transporte escolar ocorressem durante a primeira semana de aula, pois o serviço passa por adaptações à Lei municipal que regulamenta o transporte.

Durante a reunião na Câmara, Gláucia destacou que a Lei precisa de mudanças e adequações, que será discutida com a Comissão de Educação.

A Secretária apresentou a solução para as crianças do bairro. Ficou decidido que dois roteiros vão atender o bairro, somente no turno da manhã. O primeiro percurso será feito por um ônibus laranja que sairá da Fazenda do Paiol a levará até a Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no Bairro Laranjal. Já o segundo trajeto, levará as crianças para as escolas Padre Álvaro, Raul de Leoni e ESEDRAT, este será feito por um ônibus branco que sairá das Duas Barras.

Uma nova reunião será agendada com a Comissão de Educação da Câmara, Secretária de Educação e demais Vereadores para possíveis adequações à lei.

Além dos citados, participaram da reunião, os Vereadores Sávio José (PT) e Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), membros da Comissão de Educação da Casa; a Secretária de Governo, Suely dos Santos Carvalho; e a responsável pelo transporte escolar da Secretaria de Educação, Daniele Guimarães.