Vereadores endereçam Carta Aberta à população

por CamaraMunicipal — publicado 26/02/2014 11h57, última modificação 11/03/2016 09h08
26/02/2014

A leitura da “Carta Aberta à população de Viçosa” foi realizada pelo Vereador Marcos Nunes (PT), durante a reunião desta terça-feira (25). A carta recebeu além da assinatura do vereador a de mais outros 7 parlamentares, sendo eles: Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B), Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), Carlitos Alves (Meio Quilo) (PDT), Edenilson José Oliveira (PMDB), Sérgio Norfino (Dr Sérgio) (PSDB), Sávio José (PT) e Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC).

A questão envolvendo a cassação do atual Prefeito, e Vice, e a suspenção da decisão judicial foi assunto predominante na imprensa local e por toda a cidade no decorrer da semana, e destaque também na reunião de vereadores e na Tribuna da Casa Legislativa. Abaixo, na íntegra, segue a Carta:

Carta aberta à população de Viçosa.

Viçosenses, como não poderia deixar de ser, nós, legítimos representantes do povo, vimos através desta carta manifestar nosso ponto de vista sobre a atual situação de nossa cidade.

Esta instabilidade política que vivemos não é boa para ninguém. Ela atrapalha o desenvolvimento da cidade e prejudica os cidadãos de bem que necessitam dos serviços públicos. Hoje temos um prefeito cassado pela justiça e uma população incerta de seu futuro.

Nós, vereadores que esta carta subscrevem, representamos diferentes partidos políticos, temos pensamentos diversos, mas estamos unidos por uma razão maior que é nossa cidade. Durante esses 14 meses de mandato apresentamos diversos projetos, discutimos à exaustão leis enviadas pelo executivo, promovemos audiências públicas para ouvir a sociedade e buscamos junto aos governos, estadual e federal, recursos para nosso município. Sempre colocamos o bem de Viçosa à frente de nossas diferenças políticas e de nossas preferências partidárias.

Durante este mesmo tempo fizemos nosso trabalho de vereador. Propusemos leis e fiscalizamos o executivo. Infelizmente tivemos que fazer duras críticas à equipe que hoje governa Viçosa. A falta de transparência, o mau uso dos recursos públicos, a omissão na prestação de serviços e a falta de diálogo com a sociedade são marcas deste executivo. Em relação à Câmara não tivemos acesso a documentos, grande parte das indicações ficaram sem resposta, assim como a ausência em parte considerável das audiências públicas.

A insatisfação com o estado da cidade é voz corrente na sociedade. A tribuna da Câmara é palco de constantes reclamações e lamentos. A imprensa local noticia toda semana escândalos de mau uso do dinheiro público e o estado calamitoso de nossa infraestrutura e nossa saúde. Nossa posição de críticos desta situação nada mais é do que dar à voz do cidadão o eco que ela merece.

Nosso desejo é que toda esta situação mude. A população não merece este desgoverno. Como defensores que somos do Estado Democrático de Direito, sabemos que todos merecem direito de defesa e de recursos. Mas a justiça não vai tardar. Nós também não seremos omissos, se couber a nós tomarmos providências estas serão tomadas, com a responsabilidade e o senso de justiça que a população espera de seus representantes. Viçosa não merece passar por tudo isso! Nosso povo é trabalhador, honesto, criativo e muito humano. Assim sendo necessita de dias melhores!