Encontro na Câmara discute a situação dos municípios em relação ao desenvolvimento global

por vca — publicado 27/03/2014 11h51, última modificação 11/03/2016 09h08
27/03/2013

Para ampliar o debate sobre a situação dos municípios em relação ao desenvolvimento global e motivar a participação da sociedade mineira nessa discussão, a ALMG tem realizado, em parceria com as câmaras municipais, encontros regionais neste mês de março em várias cidades mineiras. A Câmara de Viçosa sediou o evento da Zona da Mata, que aconteceu na tarde da quarta-feira (26).

O encontro foi ministrado pela articuladora da região sudeste pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade do Projeto Objetivo Desenvolvimento do Milênio Brasil, Girlene Galgani Reis.

Girlene expôs aos presentes que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU, visam a tornar o mundo melhor e mais justo. Sendo esses objetivos: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Ela exibiu um vídeo com exemplos da ONU e cidades do Brasil que adotaram essas metas e estão desenvolvendo isso em todos os projetos.

Segundo a articuladora, a participação das Casas Legislativas é de fundamental importância para mobilizar os atores políticos e a sociedade civil, a traçar um panorama dos ODM no Estado e nos municípios; orientar gestores municipais sobre captação de recursos para projetos nas áreas de abrangência desses objetivos; mostrar experiências bem sucedidas na consecução das metas e discutir modos de incrementar a participação social no acompanhamento das ODM.

Para finalizar, Girlene reforçou a importância do envolvimento dos representantes políticos e da sociedade civil na discussão.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) promoverá o debate público “O Município e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Ações Locais – Metas Globais”, no dia 7 de abril, em Belo Horizonte.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) destacou que Viçosa estará adotando a causa. “Estamos cientes da importância de se preocupar com as iniciativas que discutem os rumos do Planeta. Nós sabemos que essa preocupação deve começar nos municípios e iremos abraçar esse debate.”

Participaram do encontro, além dos já citados, a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV); os Vereadores Marcos Nunes (PT), Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) e Helder Evangelista (Cherinho) (PHS); o Presidente da Câmara de Leopoldina, Otávio Arantes; e o Presidente da Câmara de Araponga, João Batista dos Santos.