Vereadores solicitam equipamentos mobiliários e funcionários para o PPI ao Chefe da Polícia Civil em Belo Horizonte

por CamaraMunicipal — publicado 11/06/2014 16h09, última modificação 11/03/2016 09h08
11/06/2014

Motivados pela vistoria ao Posto de Perícia Integrada (PPI), quando foi verificado o término da obra. Os Vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) e João Januário (PR), membros da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa, se reuniram com o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Oliveira Santiago Maciel, em busca de informações sobre o corpo técnico e os equipamentos que demandam para o bom funcionamento do PPI. O Presidente da Comissão de Obras apresentou o relatório da visita na reunião ordinária da terça-feira (10).

“Para que o PPI funcione de forma efetiva e satisfatória existem outros investimentos a serem feitos, como equipamentos mobiliários, e pessoal qualificado para trabalhar naquele ambiente. Questionamos os responsáveis em Viçosa com relação ao número de funcionários e quais seriam os especialistas a serem alocados e nos foi informado que seriam médicos legistas e peritos na área de exumação, contudo não informaram o número de profissionais que viriam para o município”, pontuou Helder.

Helder salientou que a região de Viçosa é considerada violenta. “Surgiu à preocupação em saber como funcionaria o posto, visto que se fosse com o número mínimo de servidores um médico e dois peritos o IML não funcionaria de forma efetiva, ou seja, não atenderia a necessidade da microrregião. Devido a esses questionamentos agendamos uma reunião com o Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.”

Durante a reunião em Belo Horizonte, o Vereador pontuou que o Chefe da Polícia Civil, Dr. Oliveira informou sobre a dificuldade de conseguir profissionais da área, “pois os que saem da academia não tem experiência para tal e por isso eles têm de ficar em um posto onde já existam outros profissionais com maior experiência durante um tempo para aprenderem os trabalhos”.

E continuou: “Nós reforçamos a necessidade de alocar um maior número de funcionários na nossa cidade e a importância de que o IML funcionasse em tempo integral, devido, infelizmente, a demanda que temos. A médica perita, Dr. Lilian nos informou a respeito de um equipamento que eles conseguiram para ser colocado no PPI e que seria necessário ajuda do Município no que diz respeito ao transporte, ela também disse que a Prefeitura precisa disponibilizar alguns funcionários para a secretaria e serviços de limpeza e manutenção, e que eles fariam o possível para colocar no PPI de Viçosa no mínimo dois médicos”.

Helder destacou que a obra possui uma estrutura boa, “mas caso não seja encaminhado um número maior de funcionários para trabalhar no PPI, este irá se tornar um elefante branco, tendo em vista que não funcionará aos finais de semana e nem em tempo integral”.

Além disso, o Vereador salientou que o Executivo deve disponibilizar funcionários para serviços de limpeza e secretaria, bem como o mobiliário.