HSJB presta esclarecimentos sobre realização de cirurgias eletivas

por vca — publicado 13/08/2014 13h15, última modificação 11/03/2016 09h08
13/08/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (11), foi lida uma correspondência encaminhada pelo Diretor Administrativo do Hospital São João Batista (HSJB), Sérgio Pinheiro em resposta a denúncia feita pelo Vereador Edenilson Oliveira na ultima reunião ordinária, dia 05, sobre a suspensão da realização de cirurgias eletivas.

Na correspondência, foi esclarecido que “cirurgias eletivas são programas, portanto não são de urgência. O Ministério da Saúde, reconhecendo que os valores pagos aos hospitais e médicos pelos procedimentos não cobrem nem o custo das cirurgias, retomou as campanhas de cirurgias eletivas disponibilizando recursos para pagamento das eletivas na razão de três tabelas. Contudo, o recurso repassado já acabou e a Secretaria Municipal de Saúde arcou de forma complementar, com recurso do fundo municipal de saúde com centenas de cirurgias eletivas. Hoje, não tem mais como assumir este ônus se que o Ministério da Saúde libere pelo menos o recurso prometido”.

O Diretor salientou que o Hospital e seu corpo clínico vêm realizando normalmente os procedimentos de urgência mesmo com os baixos valores, “mas não tem condições de realizar as cirurgias eletivas fora das três tabelas, uma vez que esta prática contribuiu decisivamente para deixar a instituição na difícil situação financeira que se encontra”.

Ele ainda destacou que foram realizadas 373 cirurgias eletivas entre outubro de 2013 e junho de 2014 no HSJB. “Temos a pactuação de realizar alguns procedimentos dentro do programa PRO-HOSP e fora disso as eletivas só serão realizadas novamente no HSJB quando for disponibilizado novos recursos do Ministério da Saúde para pagamento do Hospital e médicos de três tabelas. Esperamos que as autoridades de saúde a nível Federal tenham a sensibilidade para esta questão.”