Vereador questiona redução do valor de compra do PNAE

por vca — publicado 20/08/2014 10h58, última modificação 11/03/2016 09h08
20/08/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (19), o Vereador Lidson Lehner (PR) fez a indicação de n° 227/2014 solicitando à Secretaria Municipal de Educação que informe o motivo da redução do valor de compra do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas do município.

Lidson pontuou que como representante da Casa no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS), “houve reclamação dos produtores rurais com relação à informação de que haverá redução para a entrega dos alimentos nas escolas. Como existe o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar do Governo Federal destinado às escolas municipais, gostaríamos de saber o porquê dessa redução de custo do município para esse programa”.

Ele ressaltou que os cortes interferem na alimentação das crianças e também na renda dos produtores. “Um grande número de produtores já investiram na produção dos alimentos e agora receberam a notícia informando que não irão vender tudo. Queremos saber se o corte foi do município ou do governo federal?”, questionou.  

O Vereador Marcos Nunes (PT) corroborou com o colega. “Parabenizar e reforçar o pedido do Vereador, visto que foi uma luta para que fosse garantido na compra da merenda escolar 30% ser dos produtores rurais. Essa é uma questão de segurança alimentar, se alimentarmos bem nossas crianças iremos evitar futuros problemas de saúde. Esse hábito de consumir produtos agrícolas é essencial para mudarmos o perfil da saúde do brasileiro. Além disso, o agricultor tem o direito de plantar para vender na época certa e o estudante de se alimentar adequadamente.”