Câmara realiza homenagem ao centenário natalício do Cônego Antônio Mendes

por vca — publicado 08/09/2014 14h49, última modificação 11/03/2016 09h08
08/09/2014

Em uma emocionante sessão solene, a Câmara prestou homenagem ao centenário natalício do Cônego Antônio Mendes, na noite da última quinta-feira (04). A sessão foi solicitada pela Vice-Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) e pelo Vereador Marcos Nunes (PT), por meio do requerimento de n° 045/2014.

Durante a noite, foram prestadas homenagens com discursos, músicas cantadas pelo coral da Paróquia Santa Rita de Cássia e também declamação de poema, pelo jornalista José Mário Rangel.

A Vereadora Marilange ressaltou: “É uma alegria poder comemorar o centenário do Cônego Mendes. Ele fez total diferença na educação de Viçosa, Zona da Mata e Sul de Minas, marcou a história em um tempo que a possibilidade e oportunidade de acesso à educação ainda era pequeno. É um prazer poder viver a história da vida de uma pessoa que foi tão importante para nosso município”.

O Vereador Marcos Nunes destacou histórias vividas e presenciadas por ele com o Cônego Mendes. “Foi uma pessoa grandiosa, nas obras sociais, como orientador no aspecto religioso e na política. Recordar a vida de uma pessoa que tanto bem fez ao povo de Viçosa e de toda a região é um momento de felicidade”.

“O concerto eloquentíssimo do júbilo que hoje toma de assalto inúmeros corações em mais esta homenagem a um dos vultos mais importantes da cidade de Viçosa é uma consagração aos merecimentos daquele cujo centenário celebramos, o Cônego Antônio Mendes”, iniciou o orador da solenidade, Cônego José Geraldo Vidigal Carvalho que falou sobre a vida do homenageado.

O Cônego José Geraldo discursou: “O que superioriza o caráter de um homem é a firmeza de princípios. Ser útil obriga a ser bom, leva a ser firme; ser firme, significa ser forte. Daí vem a sabedoria. Com efeito, attingit sapientia a fine usque ad finem et disponit omnia suaviter- a sabedoria atinge, pois, fortemente desde uma extremidade a outra e dispõe todas as coisas com ordem. Foi assim que, por longos anos labutou o Cônego Antônio Mendes. Não sem sacrifícios, tanto é verdade que há na gentileza do caráter toda a alteza da abnegação e na alteza da abnegação toda nobreza humana que não se curva jamais diante da injustiça”.

Ele finalizou: “A história sempre reverenciou os beneméritos e, por isto, semper honos nomenque eius laudesque manebunt- sua honra, seu nome, seu louvou hão de sempre permanecer. A quem realmente, faz parte deste relevantíssimo exército dos benfeitores da sociedade e impera soberano nas mais formosas províncias do saber, a este é devido, diuturnamente, omnis honor et gloria, como aqui acontece nesta solenidade que se constitui um verdadeiro plebiscito de corações”.

Além dos citados, participaram também da homenagem, o Presidente da Câmara, Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT); os Vereadores Geraldo Deusdedit (PSDC) e Geraldo Luís Andrade (PTB); o Padre Paulo Dionê Quintão; Diácono Luiz Carlos; o Professor Hildécio Lopes Dos Santos; o Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa; Padre Paulo Nobre; a Presidente da Academia de Letras de Viçosa, Aparecida Simões; o Provedor do Hospital São João Batista, Sérgio Cardoso Pinheiro; Gertrudes Fontes; membros do coral, das paróquias e demais membros da comunidade.