Vereadores se reúnem com NASVIR para discutir a inclusão dos assistentes sociais na administração pública

por vca — publicado 05/09/2014 11h45, última modificação 11/03/2016 09h08
05/09/2014

Após realizarem um ato público em frente à Prefeitura Municipal de Viçosa, representantes do Núcleo de Assistentes Sociais de Viçosa e Região (NASVIR) se reuniram, na última quarta-feira (03), com o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Idelmino Ronivon e com o Vereador Lidson Lehner para discutir a inclusão do assistente social nas escolas da rede municipal de Viçosa.

Segundo o Vereador Idelmino, o Plano de Carreira da Educação que foi elaborado com a participação da Secretaria Municipal, Comissão da Casa e Conselho Municipal de Educação inclui o profissional de serviço social na composição do corpo técnico da Secretaria. No entanto, o Plano ainda não foi encaminhado à Câmara para votação.

O Coordenador do NASVIR, Tiago Duarte pontuou a importância do profissional na área de educação que devido ao seu olhar diferenciado, apresenta-se como um aliado na busca por uma educação de qualidade que possibilite o acesso democrático a ela, como também que permita a esse aluno a sua permanência na escola.

Foi exposto que fica a cargo do assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças, além de abrir a escola à comunidade, realizar trabalho preventivos contra a evasão, identificar formas de atendimento às demandas socioeconômicas das crianças e de seus familiares e envolver a família na educação.

Outro ponto tratado foi com relação à inserção deste profissional dentro da estrutura administrativa do Município e em quais Secretarias se faz necessário à criação do cargo. Como encaminhamentos do encontro ficaram: a identificação dentro da estrutura administrativa dos locais que se fazem necessário esse profissional e o resultado será levado ao Executivo para que seja discutida a possibilidade em uma revisão do Plano de Carreira dos Servidores da criação deste cargo dentro desses locais que se julgarem necessário a presença dele.

Participaram também da reunião, a conselheira do CRESS-MG e coordenadora da Comissão Serviço Social na Educação, Janaína Andrade; assistentes sociais que trabalham no município em estrutura pública e privada e estudantes de serviço social.