Chefe do Departamento de Parques e Jardins presta esclarecimentos sobre condições dos cemitérios

por vca — publicado 12/11/2014 12h01, última modificação 11/03/2016 09h08
12/11/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (11), o Chefe do Departamento de Urbanismo, Parques e Jardins, Marcos Arlindo Pereira prestou esclarecimentos a respeito das condições estruturais dos cemitérios. Ele foi convidado pela Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV).

“Cemitério é um local difícil de manter e de realizar manutenção, principalmente, nossos cemitérios de Viçosa”, pontuou Marcos.

Ele comentou que começou a trabalhar no Departamento de Parques e Jardins, no ano passado, durante o mandato do saudoso Prefeito Celito. “No mês de julho, fui solicitado a ir ao Cemitério Colina da Saudade para realizar capina, visto que o mato estava muito alto. Nós  limpamos o cemitério, tiramos os lixos e entulhos. Dessa maneira, solicitei ao Prefeito que em forma de decreto passasse a limpeza dos cemitérios ao Departamento, que está sendo feita até os dia de hoje.”

O Chefe do Departamento de Urbanismo, Parques e Jardins salientou que os funcionários têm feito as reponsabilidade que são cabíveis ao departamento que é a limpeza, “buscamos retirar os entulhos, vasos quebrados e lixos, no entanto a própria população não colabora. São contratados pedreiros para reformarem os túmulos, mas eles não retiram os entulhos de dentro do cemitério, além de caixa de flores, entre outros”.

Marcos também destacou a necessidade de se abrir a discussão da terceirização do cemitério ou um concurso público para servidores que possam realizar a manutenção.

Ele ainda ponderou que o cemitério foi deixado limpo no sábado anterior ao Dia de Finados, “porém quando retornamos tinha quase um caminhão de entulho, a população não tem consciência em retirar o lixo do local”.

A Vereadora Marilange pontuou que com relação a capina e limpeza houve uma melhora, “no entanto, existem reclamações com relação a oratórios quebrados, santos que sumiram e pedras quebradas. Temos uma Lei que determina o funcionamento do cemitério, que regulamenta uma séria de normas para o uso do cemitério, com o não uso das flores artificiais, sendo assim gostaríamos que houvesse uma maior fiscalização do cumprimento da legislação”.

Marcos esclareceu que ao Departamento de Parques e Jardins fica incumbida somente a limpeza, que as demais questões deveriam ser tratadas com a Secretaria de Administração.

O Vereador Edenilson Oliveira comentou a respeito do abandono dos cemitérios de Cachoeirinha e São José do Triunfo e salientou que o município deveria fazer um investimento estrutural nos cemitérios como um todo.

Tribuna Livre

O cidadão viçosense, Luiz Lúcia da Silva levantou o assunto sobre a possibilidade da construção de um forno crematório, na tribuna livre. Ele pontuou que o cemitério é difícil de manter e conservar e pediu aos Vereadores que pensem no assunto, para que a cidade seja pioneira na construção.