Audiência Pública discute problemas de pontes do município

por vca — publicado 26/02/2015 19h00, última modificação 11/03/2016 09h08
26/02/2015

Os problemas das pontes da região do Vale do Sol, Laranjal e Cidade Nova foi pauta de Audiência Pública realizada pela Câmara, a pedido do Vereador Lidson Lehner (PR), na quarta-feira (24).

Com intensa participação da comunidade, que manifestou de maneira pacífica, alguns encaminhamentos foram determinados para a solução dos problemas. A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) nomeou uma comissão de Vereadores para acompanhar o processo; o Executivo irá realizar um estudo técnico e elaborar um projeto básico juntamente com o IPLAM, em seguida reunirá com a Comissão criada pela Casa para fazer a discussão e juntos apresentar a comunidade; união de forças para a busca de material e recursos juntos ao Governo do Estado; definir o diâmetro e espessura dos tubulões para buscar a liberação do tubulão pelo Estado; com a liberação do material o Executivo fará a licitação para a execução da obra; reforçar a passagem das duas pontes que serão construídas depois.

Audiência Pública Pontes (público)

O Vereador Lidson Lehner, presidente da Audiência, pontuou: “Este é o momento em que a comunidade poderá estar próxima das discussões relacionadas aos problemas das pontes. Há três anos, eles estão nesta luta em busca de condições dignas de ir e ir vir, sem colocar a sua vida, de seus familiares e amigos em risco”.

Ele apresentou recortes de notícias da época em que as pontes caíram, fotografias de como estão os locais e detalhou a localização, por meio de um vídeo. “O que eu apresentei é um retrato da situação, a comunidade clama por melhorias. Entendemos que o problema não se resolve de um dia para o outro, mas já faz três anos, precisamos resolver essa situação.”

O Presidente da Associação do Bairro São José, Reginaldo Antônio da Silva relatou a dificuldade da comunidade em atravessar de um bairro para o outro, para trabalhar, ir à igreja e frequentar a escola. “Nós pedimos uma atenção maior para que o problema possa ser resolvido e atenda a comunidade.”

O Padre Walter Jorge Pinto, que mobilizou a comunidade para comparecer a Audiência, comentou os transtornos ocasionados pela ponte, principalmente, em dias chuvosos.

O Prefeito Ângelo Chequer ressaltou que será protocolizado junto ao Governo do Estado pedido de recursos e material ainda nesta semana. “Estamos sensíveis à causa, não me faltou força de vontade, empenho e determinação. Foi protocolado projetos também em Brasília no Ministério das Cidades para que possamos conseguir recursos, os projetos foram encaminhados e vamos tentar solucionar esse problema o mais rápido possível.”

Por meio do ofício de n° 070/2015, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho indicou a ex-vereadora Cristina Fontes para representá-lo. Cristina salientou que na Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas existe material, porém está havendo uma auditoria e “assim que findar, nós teremos um posicionamento, aqui fica o compromisso do Secretário para podermos lutar juntos para conseguir solucionar esses problemas. Temos que unir esforços, esquecer partidarismos e lutar para que possamos conseguir realizar esse sonho da comunidade”.

O Secretário de Governo, Luciano Piovesan reforçou a fala do Prefeito. “Os esforços para obtenção de recursos para a construção da ponte estão sendo buscados desde final do ano passado. Com a gestão dos recursos públicos, nós teremos a possibilidade de começar a obra em uma delas em breve, ainda neste semestre, com recurso próprio, desde que haja seção do tubulão pelo Governo do Estado realizar uma construção já nesse semestre. Não temos recursos disponíveis para começar o início imediato de todas, precisamos fazer um estudo e observar qual é a prioritária.”

O Diretor do IPLAM, Paulo André Rabelo comentou a respeito da parte técnica e os estudos preliminares com relação aos projetos para construção das pontes.

Em seguida, os representantes da comunidade, assim como o público presente reforçaram o pedido para solucionar o problema e relataram os problemas vivenciados por eles.

O Vereador Lidson destacou a importância de unir forças políticas e solicitar um pedido aos deputados eleitos pelo município para auxiliar na liberação de recursos.

Além dos já citados, participaram da Audiência Pública, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro Vale do Sol, Anderson Natanael Dias; a moradora do bairro Laranjal, Tereza da Aparecida; o líder do Conselho Comunitário Pastoral da Comunidade Divino Espírito Santo, Edinir Matias; Maria do Carmo Manja, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova; Ernesto do Bairro Laranjal; Cristina do Nova Era; e o Vice-Presidente da Casa, Carlitos Alves (PDT); os Vereadores Sávio José (PT), João Januário (PR), Alexandre Valente (PSD), Lidson Lehner (PR), Idelmino Ronivon (PC do B), Paulo Roberto (Paulinho Brasília-PPS) e as Vereadoras Maura Fontenelle (PSDB) e Heloísa Gomes (PHS).