Câmara realiza sessão solene em comemoração aos 50 anos da E.E Effie Rolfs

por vca — publicado 27/03/2015 12h33, última modificação 11/03/2016 09h08
26/03/2015

Em uma noite especial, a Câmara realizou sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação da Escola Estadual Effie Rolfs, na última quarta-feira (25), a pedido do Vereador Lidson Lehner (PR).

Inicialmente, a Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) salientou a relevância da Escola Effie Rolfs na educação de Viçosa e parabenizou a direção, funcionários, professores e alunos “que há 50 anos vem fazendo história e contribuindo para uma educação de qualidade”.

Em seguida, o Vereador Lidson Lehner, autor do requerimento, assumiu a presidência da sessão. “É com grande alegria que me dirijo a cada um de vocês nesta noite. Ao pensar em celebrar os 50 anos de fundação da Escola Estadual Effie Rolfs confesso que tinha uma vasta ideia de quantas histórias estariam ali, histórias de vidas que se dedicaram e dedicam, de carinho, de renúncia, de um sentimento maior de trabalhar pela educação”, pronunciou.

Lidson pontuou que nos últimos dias teve a satisfação de estar mais próximo da escola. “O resgate da sua memória, por meio da grandiosa participação de cada uma de suas diretoras e diretor, fotos, fatos narrados e todos os nomes que fazem parte da sua trajetória.”

O Vereador contou um pouco da história da escola que recebeu o nome de Effie Rolfs, em homenagem à esposa do primeiro Diretor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, Dr. Peter Henry Rolfs e teve origem nas chamadas “classes anexas” que atendiam aos filhos de operários e funcionários da então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais.

“Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos, respeito e admiração, a cada uma e a cada um que direta ou indiretamente participou e ainda participa desta construção por uma educação de excelência e qualidade. Parabéns Effie Rolfs pelos 50 anos!”, finalizou Lidson.

Foi apresentado um vídeo produzido especialmente em comemoração aos 50 anos da escola, com depoimentos de todos os diretores. Além disso, o aluno do 6° ano, Rafael Lourenço Veloso leu uma redação produzida por ele em homenagem à escola; e os alunos do 2° e 3 ° ano do ensino médio apresentaram uma paródia também em menção aos 50 anos do Effie Rolfs.

O Vereador Lidson Lehner entregou a placa de homenagem a Diretora da E.E Effie Rolfs, Judite Borges Rosa. As Ex-Diretoras Marina Viana Fontes; Maria Francisca Viana Coelho; Antônia Soares Brandi; Marly Fontenelle Soares; Dirce Cardoso Machado Pires; Cleuza Salomé Duarte de Castro (In Memorian), representada pelo seu filho Wesley Augusto Salomé; Maria das Graças Carvalho Almeida; Melide Paoli Lopes; Eliana Saraiva Guimarães de Oliveira; Maria Antonieta Grupioni e o Ex-Diretor, José Carlos Barbosa Soares também receberam homenagens.

Sessão Solene Effie Rolfs (diretora)       Sessão Solene Effie Rolfs (ex-diretoras)

A Diretora do Effie Rolfs, Judite Borges agradeceu a homenagem feita pela Câmara e destacou os projetos desenvolvidos e os motivos da escola ser tão bem conceituada no ensino público, “agradeço a todos os professores, funcionários, alunos e pais de alunos que se empenham para que possamos desenvolver uma educação de qualidade”.

Além dos citados, participaram da sessão solene, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho-PHS); a Vereadora Heloísa Gomes (PHS); o Prefeito Municipal, Ângelo Chequer; a Superintendente Regional de Ensino, Marli Franco; e a Secretária Municipal de Educação e Ex-Diretora da Escola, Melide Paoli Lopes Moreira.