Segurança Pública nos bairros do entorno da Univiçosa é discutida em Audiência Pública

por vca — publicado 23/03/2015 10h13, última modificação 11/03/2016 09h08
20/03/2015

Com a intenção de regionalizar a discussão da segurança pública para os bairros nas imediações da Univiçosa, a Câmara em parceria com a referida instituição realizou Audiência Pública, a pedido da Presidente do Legislativo, Marilange Pinto Coelho (PV) e do membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, Vereador Paulo Roberto Cabral (PPS), na quinta-feira (19).

Os principais encaminhamentos propostos foram: realização de um Fórum de Segurança Pública para ampliar a discussão; ações de conscientização sobre a necessidade de envolver a família nas escolas; melhorias de infraestrutura, como iluminação e capina nos bairros do entorno; recolhimento dos veículos inservíveis; aumento da ronda nas imediações da universidade; encontrar solução para o estacionamento irregular nas proximidades da faculdade; estudo para a criação da Guarda Municipal e de um Gabinete de Gestão Integrada; convidar prefeitos e vereadores das cidades próximas à Viçosa para participar de ações coordenadas para melhorar as condições de segurança na microrregião.

Discussão

Inicialmente, a Presidente da Câmara explicou que o objetivo da Audiência acontecer na Univiçosa deve-se ao momento vivido nos arredores da instituição em outubro de 2014, quando após uma tentativa de assalto houve um tiroteio e uma jovem de 29 anos foi atingida, em frente à unidade da faculdade Univiçosa, no Bairro Liberdade (antiga Esuv).

“A instituição solicitou a Presidência e a Comissão de Direitos Humanos a realização dessa Audiência na referida localidade, para que a discussão se aproximasse da comunidade acadêmica, dos moradores e frequentadores dos bairros nas imediações. Essa discussão é importante para Viçosa como um todo, queremos pautar no momento vivido em outubro, mas também no momento atual que estamos vivendo e discutir a segurança da cidade como um todo”, salientou.

A Vereadora comentou situações de insegurança nos bairros Silvestre, Novo Silvestre, João Brás, Inconfidência e Liberdade. “É necessário que sejam feitas parcerias entre moradores, comerciantes e autoridades numa ação coordenada em favor da segurança pública. O próprio cidadão precisa adotar medidas preventivas e participar mais nos momentos em que é chamado para colaborar.”

O Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Maciel reforçou a parceria da instituição com a comunidade das imediações da faculdade, e o compromisso de apoiar todas as iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida no entorno.

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Rodrigues relatou os fatos que levaram à realização da Audiência Pública e as medidas tomadas em prol da segurança. “O caminho para a solução passa pela responsabilidade de todos e pelas parcerias, e a Univiçosa está pronta para trabalhar em conjunto com a comunidade e os governantes”.

O Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan, representante do Prefeito destacou a importância de ações coordenadas e de medidas estratégicas para prevenir e combater a cultura da violência. “O Executivo tem programados ações em prol da segurança pública com diversos órgãos e entidades, para que as medidas tomadas sejam efetivas.”

O Comandante da 10ª Cia Independente da PM de Viçosa, Tenente Coronel José de Anchieta Machado pontuou os ganhos da cidade com a elevação da Companhia e anunciou que no próximo concurso da Polícia Militar 30 vagas serão destinadas ao município, além de novas viaturas e melhores condições de trabalho para os policiais, tendo em vista as atuais condições. “A segurança pública é um sistema, no qual nós estamos encaixados, mas as soluções precisam ser desenvolvidas em parceria e diálogo. Todos somos responsáveis. Precisamos identificar a causa para alcançarmos as soluções com resultados consistentes.”

A Defensora Pública, Vincenza Calcara citou os direitos humanos e defendeu o envolvimento da população em projetos sociais para obter resultados em longo prazo.

O representante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Sargento Alexandre Dumas lembrou que segurança é responsabilidade de todos e que cabe ao Corpo de Bombeiros o trabalho de prevenção e conscientização.

Os Vereadores presentes se manifestaram e também o público, defendendo ações mais efetivas do Poder Público e sugerindo encaminhamentos.

O Vereador Marcos Nunes (PT) destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os jovens.

Além dos já citados, estiveram presentes, os Vereadores Alexandre Valente (PSD) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS); a representante dos estudantes, Monalisa Sousa; o Diretor Acadêmico da Univiçosa, Per Christian; o Diretor Administrativo Financeiro da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira; e o representante da OAB Viçosa, Arlindo Bernardino.