Seminário define metas para educação do município

por vca — publicado 31/03/2015 11h48, última modificação 11/03/2016 09h08
31/03/2015

Uma ampla discussão com diretores e professores da rede estadual e municipal das Escolas de Viçosa e também representantes da UFV apontaram metas a serem atingidas pelo município no intervalo de 10 anos para a educação do município, no Seminário de Construção do Plano Decenal de Educação do Município de Viçosa, realizado no último sábado (28), no Departamento de Economia Rural da UFV.

O Plano Decenal Municipal é uma exigência do Plano Nacional de Educação que foi aprovado de acordo com a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Assim que o Plano Nacional de Educação foi aprovado, no ano passado, o município de Viçosa por meio dos Conselhos de Educação e também do FUNDEB, juntamente com representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro) e Secretaria de Educação, iniciaram os trabalhos de organização para a construção do Plano Municipal.

Durante a abertura do Seminário, o Presidente da Comissão de Educação da Câmara e membro da Comissão do Plano, Vereador Idelmino Ronivon da Silva (PC do B) ressaltou a importância da discussão. "O avanço social só ocorre por meio da educação e a essa só acontece com planejamento. A construção do Plano Decenal Municipal de Educação é a oportunidade de planejamento a médio e longo prazo, para que o avanço social aconteça.”

O Seminário discutiu metas em cinco eixos: Educação Infantil, Educação Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação e Valorização do Profissional da Educação e Gestão e Financiamento da Educação. Em seguida, aconteceu à plenária final para a aprovação das propostas.

Entre as metas estão: a descentralização da verba da educação com o objetivo de conceder mais autonomia para a Secretaria e escolas; a criação do corpo técnico para a Secretaria de Educação, tendo em vista a continuidade do trabalho, independente de mudança no governo; criar o cargo para o professor da Educação Infantil, priorizando as habilitações institucionais para ingresso na carreira; ampliar, progressivamente, a oferta da Ed. Infantil; reduzir em até 100% o índice de analfabetismo de jovens e adultos no município de Viçosa; expandir, em 10% ao ano, a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; e adaptar os prédios aos padrões de acessibilidade para os atuais prédios das escolas.

Com a aprovação das metas, será elaborado o Documento-Base, e em um próximo momento serão definidas as estratégias, e por fim o documento final em forma de Projeto de Lei será submetido à aprovação pela Câmara Municipal de Viçosa.

A Comissão do Plano composta pelos representantes do Sind-UTE, Paulo Grossi e Ana Lucia da Silva; do Sinpro-MG, Rosa Maria Reis; do Departamento de Educação Infantil Municipal, Ana Florinda; do Conselho Municipal de Educação, Maria da Conceição Paiva; do FUNDEB, Roseli Castro; do Departamento de Educação Fundamental, Eliana Real Pereira; do Departamento de Educação da UFV, Rosa Cristina Porcaro; do Levante Popular da Juventude, Bruna Mattos de Carvalho; da Secretaria de Educação do Município, Melide Paoli Lopes Moreira; da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereador Idelmino Ronivon participaram ativamente das discussões.

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) e o Vereador Sávio José também estiveram presentes no Seminário.