Vereador realiza visita em Cooperativa de Catadores de Recicláveis em Manhumirim

por CamaraMunicipal — publicado 18/03/2015 16h37, última modificação 11/03/2016 09h08
18/03/2015

O Vereador Sávio José (PT) realizou uma visita à Cooperativa de Catadores de Recicláveis Aguapé, juntamente com 4 representantes da ITCP/UFV, 2 assessores, 3 trabalhadoras da Associação de catadores ACAMARE e 2 representantes do Projeto Interação-UFV, no dia 10 de março.

Localizada no município de Manhumirim, a Cooperativa existe desde 2007 e começou com 20 catadores.

O município firmou um contrato com a Cooperativa em 2008 para que ela realize o recolhimento do lixo reciclável na cidade. Desta forma, existem dias definidos para a coleta do lixo reciclado e lixo comum. Segundo o vereador Sávio, a cidade fica muito mais limpa, já que os moradores colocam o lixo nas ruas apenas nos dias e horários indicados.

Em junho de 2012, começou a coleta seletiva em 4 bairros da cidade, mas atualmente a cooperativa atende a 10 bairros.

Além do contrato com a Prefeitura local, a Aguapé também é contratada pela Prefeitura de Martin Soares, recolhendo os recicláveis e levando para Manhumirim, e tem também um convênio com a Energisa de Manhuaçu para a coleta seletiva em alguns pontos da cidade 3 vezes na semana.

Atualmente, a Cooperativa Aguapé tem 27 cooperados. Além das vantagens para a cidade, o impacto na vida dos catadores é um dos principais benefícios. O Vereador afirmou que o trabalho na cooperativa gera renda e cidadania, e completou: “eles foram vistos pelo poder público como cidadãos e foram reconhecidos pelos serviços que eles prestam, essencial pra qualquer município”.