Vereadores comentam a respeito do Concurso Público para cargos na educação municipal

por vca — publicado 25/03/2015 12h53, última modificação 11/03/2016 09h08
25/03/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (24), a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) e os Vereadores Sávio José (PT) e Idelmino Ronivon (PC do B) se pronunciaram a respeito do Concurso Público para provimento de vagas da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Viçosa, para os cargos de professores e auxiliar de creche, realizado no último dia 15 de março.

No total, 2.349 candidatos se inscreveram para as 43 vagas oferecidas no concurso, que teve como banca organizadora a Reis e Reis Auditores Associados.

Inicialmente, o Vereador Sávio José pontuou que recebeu relatos sobre diversos erros encontrados na prova. Ele comentou sobre o parecer técnico da Professa Drª Mônica Santos de Souza Melo (UFV) contendo diversas críticas à Prova de Português do Concurso Público.

As críticas foram estruturadas em cinco eixos: abordagem das questões; regras gramaticais; problemas teóricos; e utilização inadequada das imagens, uma vez que as fontes não foram citadas.

De acordo com o parecer da Professora Mônica, a presença de conteúdo ideológico justifica a anulação de duas questões do Concurso. Além disso, a abordagem meramente classificatória e formal da gramática normativa do português revelou uma concepção antiquada dos conteúdos da Língua Portuguesa na contramão do que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Diante disso, Sávio ressaltou que a qualidade do exame pode ter comprometido a seleção dos Professores, prejudicando, principalmente, o município. “Solicito que a Prefeitura tome providências em relação à empresa Reis e Reis Auditores para que sejam prestados os devidos esclarecimentos.”

O Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Vereador Idelmino Ronivon afirmou que acompanhou todo o processo do Concurso da Educação, “desde a maneira como as provas foram tratadas pela empresa até a aplicação da prova, dentro de um processo legal de concurso, esse aconteceu na completa ordem, porém concordo que a qualidade da prova para fazer o processo de seleção dos professores do município, deixou a desejar e ficou aquém daquilo que é realmente importante para o concurso, ou seja, o que é questionável é a qualidade da prova. Os candidatos que se sentirem prejudicados podem entrar com recurso dentro do prazo previsto no edital”.

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho explicou que fez uma consulta jurídica para saber se poderia fazer uma fiscalização do concurso, e em conformidade com a Lei visitou o espaço de aplicação das provas, na UFV. “Como educadora e várias vezes coordenadora do ENEM e de concursos, posso afirmar que a Reis e Reis está distante de uma boa organização.”

Marilange destacou que presenciou falta de organização, “como falta de espaço para os candidatos, que estavam rentes um ao outro concorrendo ao mesmo cargo; fiscais sem nomes nos crachás; salas com apenas um fiscal, o que dificulta a legitimidade do trabalho que está sendo realizado; atraso para o início das provas, entre outros. Faltou respeito, principalmente, ao candidato que estava ali fazendo a prova”.

“Não estou discutindo a legalidade do Concurso, e sim, a seriedade de organização da banca”, finalizou a Vereadora.

Os Vereadores pediram ao Prefeito que solicite à empresa organizadora do Concurso Público esclarecimentos quanto ao documento denominado “Parecer- Avaliação de Língua Portuguesa- Concurso Público da Prefeitura Municipal de Viçosa- MG- Edital n° 01/2012”, de lavra da Professora Drª Mônica Santos de Souza Melo, por meio da indicação de n° 138/2015, assinada por todos os Vereadores.