por vca — publicado 15/04/2015 14h47, última modificação 11/03/2016 09h08
15/04/2015

O Lançamento do Parlamento Jovem 2015 aconteceu durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Viçosa.

Na mesa principal estava a Presidente da Casa Marilange Pinto Coelho (PV), o Vice-Presidente Carlitos Alves (PDT), o 2° Secretário da Mesa Diretora e Diretor Geral da Escola do Legislativo Luis Eduardo Figueiredo Salgado (PDT), o Diretor Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT), o Prefeito Municipal Ângelo Chequer, e o Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente, Tenente Coronel José de Anchieta Machado.

Na reunião foram apresentados os novos Monitores do Parlamento Jovem: Cícero Lisboa, Ângela Zanquetto, Juliana Soares, Talita Flores e Pâmela Garcia. Eles ocuparam a Tribuna de Honra, juntamente com a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, as professoras responsáveis pelo projeto no Colégio Ágora, Bruna Souza, e na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, Patrícia Gomes, o Vice-diretor da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat), Fabiano Silva de Lima, a Coordenadora da Pastoral Carcerária da Igreja de Fátima, Jaqueline Aparecida, a Presidente da Casa das Mulheres, Mariza Barletto, e a representante do Levante Popular da Juventude e membro do Conselho da Juventude, Bruna Matos.

Câmara lança Parlamento Jovem Viçosa 2015

A Presidente da Casa Vereadora Marilange Pinto Coelho falou da importância do projeto e parabenizou os novos monitores. “Acreditamos na necessidade do jovem discutir conosco e entender como funciona o trabalho do Legislativo. A discussão deste ano é sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, e cabe bem em Viçosa.” A Vereadora completou falando da necessidade de parceria com a Prefeitura e com entidades de Viçosa. O Prefeito Ângelo Chequer falou sobre a emoção de ver os jovens atuando no Parlamento Jovem. “Um projeto como este realmente vale a pena. Temos que investir nessa juventude.”

Câmara lança o Parlamento Jovem Viçosa 2015

Durante a Reunião, o Vereador Paulinho Brasília (PPS) falou sobre a importância da movimentação política da juventude no Brasil. “Nós estamos ansiosos para receber as ideias e propostas do Parlamento Jovem. Tenho certeza que serão propostas excelentes e objetivas. Vocês são cidadãos brasileiros e têm voz”.

O projeto Parlamento Jovem está em sua 12ª edição. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2015, o tema escolhido é “Segurança Pública e Direitos Humanos”, dividido em três subtemas: Prevenção social do crime; Novas perspectivas para a atuação policial; e Proteção a segmentos vulneráveis à violência.

O Tenente Coronel José de Anchieta Machado desejou sucesso aos jovens e colocou a Polícia Militar a disposição para discussão, diálogo e parceria. “A Polícia Militar é muitas vezes lembrada como repressão. Mas a repressão é algo pequeno em relação ao que ela representa para a sociedade.”

O Parlamento Jovem é um programa da Escola do Legislativo, que foi institucionalizada este ano, com iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele começou em 2004, e a partir de 2010 começou a parceria com as Câmaras Municipais, com 12 Câmaras participantes. Neste ano o projeto contará com a parceria de 40 cidades. O objetivo do projeto é a formação política de estudantes do ensino médio.

Texto: Anna Gabriela Motta

Fotos: Anna Gabriela Motta e Fernando Cézar