Dia mundial de Conscientização do Autismo é tema na tribuna livre

por vca — publicado 01/04/2015 11h36, última modificação 11/03/2016 09h08
01/04/2015

A Câmara recebeu na tribuna livre da reunião ordinária da terça-feira (31), Tereza Batalha, mãe de dois portadores do autismo, que divulgou a causa do autismo e lembrou a população sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril.

O autismo é um distúrbio neurobiológico que compromete o desenvolvimento típico do indivíduo, afetando a criança de forma única, caracterizado pelas alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento.

“Nós que lidamos com essa causa, temos muitas dificuldades, devido à questão do esquecimento. São poucos os profissionais treinados para trabalhar com o autismo, e quem tem o transtorno do autismo não está na rua e não se faz visível pelas dificuldades”, pontuou Tereza.

Ela afirmou que o autismo “causa uma limitação em muitos aspectos na vida da pessoa, como a dificuldade da fala, que precisa de profissionais com habilidades para se trabalhar com o autismo e localizar esses profissionais não é muito fácil”.

Outro ponto tratado por Tereza foi a questão da acessibilidade para o autista “que está a nível psicológico, acessibilidade de oportunidades, de inserção no espaço público, de aceitação das pessoas com o desenvolvimento muito particular”.

“A limitação não é física e sim social, é uma disfunção do desenvolvimento, que vai dificultando a vida social, acadêmica e familiar. Eles ficam limitados e reclusos a isso, porque os serviços não dispõem de muita ajuda para esses casos”, destacou.

Para finalizar, Tereza pediu apoio à causa por parte do Poder Público. “Os profissionais que existem em Viçosa e são especializados poderiam ser aproveitados para ajudar as famílias que estão em casa.”