Parlamento Jovem realiza Aula Inaugural

por vca — publicado 24/04/2015 15h23, última modificação 11/03/2016 09h08
24/04/2015

A aula inaugural do Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2015, uma iniciativa da Escola do Legislativo, da Câmara Municipal, foi realizada na quinta-feira (23). Alunos do Colégio Ágora, da E.E. Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) e da E.E. José Lourenço de Freitas, participantes do projeto, aprenderam um pouco mais sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas instâncias Federal, Estadual e Municipal. Entre os tópicos destacados no encontro estão: a composição dos Três Poderes, quais as suas competências, como são organizados.

A aula foi ministrada pelas monitoras do projeto, Ângela Zanquetto, Pâmela Garcia e Talita Flores e contou com a presença do Diretor Geral da Escola do Legislativo, Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PDT), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública e 2º Secretário da Mesa Diretora, do Diretor Técnico  Vereador Marcos Nunes (PT) e da Coordenadora Pedagógica da Escola, Michelle Dias.

Parlamento Jovem realiza Aula Inaugural 2

Ao iniciar a aula, o Vereador Luis Eduardo (PDT) saudou os alunos participantes do projeto e falou da importância do Poder Legislativo municipal. A Coordenadora Pedagógica, Michele Dias destacou que o projeto busca “promover a socialização e abordar conceitos básicos que são fundamentais para formação dos jovens”.  Já o Vereador Marcos Nunes (PT) contribuiu dando sugestões de ordem técnicas, como a disponibilização da apresentação em slide mostrada para os alunos envolvidos e a elaboração de uma cartilha compacta com o conteúdo ministrado.

No primeiro encontro do Parlamento Jovem, a participação dos alunos foi ampla. “Podemos perceber os alunos entusiasmados ao debaterem e questionarem sobre questões acerca do funcionamento dos Poderes”, completa Michele.

O Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2015 foi lançado na terça-feira (14) deste mês. Ele tem como objetivo a formação política dos estudantes do ensino médio. O projeto é uma ação desenvolvida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas, por intermédio das Câmaras Municipais. Em sua 12ª edição o projeto conta com a parceria de 40 Casas Legislativas do estado de Minas Gerais.

Parlamento Jovem realiza Aula Inaugural 3

Texto: Fernando Cézar