Professora denuncia irregularidades no Concurso Público para a educação municipal

por vca — publicado 01/04/2015 12h51, última modificação 11/03/2016 09h08
01/04/2015

Com manifestação do Plenário, o Concurso Público para provimento de vagas da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Viçosa, para os cargos de professores e auxiliar de creche, realizado no último dia 15 de março, foi criticado pela Professora Greyce Miranda, na tribuna livre da Câmara na reunião ordinária da terça-feira (31).

Na reunião do dia 24 de março, a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) e os Vereadores Sávio José (PT) e Idelmino Ronivon (PC do B) também falaram a respeito do assunto e trouxeram questionamentos com relação à qualidade da prova e a organização da aplicação das provas.

No total, 2.349 candidatos se inscreveram para as 43 vagas oferecidas no concurso, que teve como banca organizadora a Reis e Reis Auditores Associados.

A Professora Greyce Miranda pontuou que veio como representante de centenas de professores que prestaram o concurso público. “Além da péssima qualidade da prova, vivenciamos coisas absurdas no decorrer de todo o concurso e diversas irregularidades.”

Entre as irregularidades, a Professora listou: “a entrega do gabarito fora da sala, dando margem as fraudes; ausência de confirmação do real candidato, por meio da carteira de identidade; troca de informações entre os candidatos no decorrer da realização da prova; regras diferentes em cada sala; conteúdo da prova não compatível ao cargo; candidatos sentados praticamente em dupla para disputar o mesmo cargo; erros absurdos na prova; ausência de fiscais acompanhando candidato ao banheiro e fiscais fazendo a prova e anotando o gabarito, ao invés de fiscalizar”.

Concurso educação-tribuna

Greyce salientou que o concurso não seguiu o que estava previsto no edital. “Não queremos anulação dos concursos, queremos uma prova compatível e aplicada de forma organizada”.

Por meio da portaria de n° 026/2015, a Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) nomeou uma Comissão para verificar as denúncias de irregularidades do Concurso Público n° 01/2012 para provimento de vagas da Secretaria Municipal de Educação, composta pelos Vereadores Sávio José (PT) e Edenilson José de Oliveira (PMDB), e pela Vereadora Maura Fontenelle (PSDB). A Comissão tem um prazo de 20 dias para conclusão dos trabalhos.