Projeto de controle da evasão e violência escolar foi tema da Tribuna Livre
Na reunião da terça-feira (07), o pastor Marcos Nascimento falou sobre o projeto de controle da evasão e violência escolar que começou a ser implantado no Mato Grosso do Sul a partir da decisão do promotor Sérgio Harfouche. Esse projeto é baseado em medidas disciplinares para penalização de adolescentes que desrespeitarem professores e diretores das escolas.
Ele explicou que a partir de um termo assinado pela família do estudante, ele pode ser penalizado com serviços de limpeza, pintura de paredes e auxílio na cozinha da escola.
A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) falou sobre a importância de discutir este tema e fazer com que esta medida não tenha caráter de castigo, mas que a criança entenda o papel na sociedade.
O Vereador Marcos Nunes (PT) destacou que medidas socioeducativas já constam no Estatuto da Criança e do Adolescente, e por motivação do promotor Sérgio elas estão sendo aplicadas.
Já o Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (PDT) relacionou as medidas socioeducativas com a questão da maioridade penal. Luis Eduardo fez críticas ao sistema carcerário e disse que não há aparato para o poder Judiciário funcionar de maneira correta. O Vereador completou dizendo: “Quem pratica atos contra a lei e a sociedade deve cumprir uma pena, que começa em casa e na escola”.
O Pastor Marcos Nascimento convidou a população para um Seminário que acontecerá no dia 11 de abril, ainda sem local definido. O evento contará com a presença do Promotor Sérgio Harfouche.