Vereadores participam do lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2015

por vca — publicado 13/04/2015 09h14, última modificação 11/03/2016 09h08
13/04/2015

Na semana passada aconteceu o lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2015, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Estiveram presentes no evento a Presidente da Câmara de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT), e o Diretor Geral da Casa Legislativa, José Adilson de Lima Coelho.

O projeto está em sua 12ª edição, e este ano terá como tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da ALMG, em parceria com a PUC Minas, que começou em 2004, e a partir de 2010 começou a parceria com as Câmaras Municipais, com 12 Câmaras participantes. Neste ano o projeto contará com a parceria de 40 cidades.

Ruth Schmitz, Gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, fez um balanço dos cinco anos de Parlamento Jovem com participação das câmaras municipais, e explicou as três estapas do projeto: reunião dos estudantes em suas cidades para discutir propostas relacionadas à temática do ano, agrupamento de municípios em polos para fazer uma planária regional e conclusão das propostas com plenária final na assembleia e entrega do documento final a Comissão de Participação Popular.

Falando sobre a regionalização do projeto, o vereador Marcos Nunes comentou sobre a formação do Polo Zona da Mata, que reúne os municípios de Viçosa, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont e Visconde do Rio Branco. “Desafios. Resumo assim as mudanças para a estrutura da nossa Escola do Legislativo da Câmara Municipal e do processo de regionalização do Projeto. Em 2015, fazemos parte do Polo Zona da Mata!”.

O Presidente da ALMG, Deputado Adalclever Lopes (PMDB) falou da importância de mobilizar a juventude para a participação política, e completou dizendo que “só se muda uma geração por meio da educação”. O Pró-reitor de extensão da PUC Minas, Wanderley Felippe, destacou a importância da parceria com as Câmaras. “Assembleia e PUC nunca teriam 'pernas e braços' para levar o Parlamento Jovem a todo o Estado; são as câmaras que viabilizam o projeto”, elogiou.

A Vereadora Marilange “Percebo a iniciativa da Assembleia como um momento único de consagração do Projeto. O Parlamento Jovem, que já comemora os seus 12 anos, agora apresenta os seus resultados e números. Neste momento, somamos esforços para desenvolver o Projeto na edição 2015”.

Vereadores participam do lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2015 2

Texto: Anna Gabriela Motta