Falta de nutricionista nos sistemas de Educação e Saúde volta a ser debatida

por vca — publicado 13/05/2015 14h49, última modificação 11/03/2016 09h08
13/05/2015

Na reunião da terça-feira (12) os vereadores voltaram a debater a situação dos profissionais de nutrição da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV). A discussão foi levantada pelo Vereador Professor Idelmino (PC do B), Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Casa Legislativa. Também participaram da discussão os vereadores Edenilson José Oliveira (PMDB), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, e Marcos Nunes (PT), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

De acordo com o Vereador Idelmino, a PMV não tem nutricionistas o suficiente para atender as demandas da cidade. Ele ainda afirmou que alguns servidores da área estão em desvio de função, exemplificou que alguns nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde estão desempenhando papéis que são de obrigação da Secretaria Municipal de Educação. Idelmino apresentou a Resolução de nº 38/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica, ele salientou que o FNDE disponibiliza ao município cerca de R$ 500 mil/anual para a contratação desse profissional.

O Vereador Idelmino também apontou a necessidade de mais nutricionistas nos postos do Programa de Saúde Familiar (PSF). O Vereador Edenilson voltou a afirmar que o posto PSF de São José do Triunfo está sem o profissional de nutrição há mais de dois anos e que só este ano já fez duas indicações sobre a falta de corpo técnico nos postos dos distritos de  São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz.

Para o Vereador Marcos Nunes (PT) este é um assunto de “segurança alimentar”. Ele ponderou a necessidade das crianças receberem uma alimentação equilibrada nas escolas. De acordo com o Vereador, o país teve um grande avanço ao determinar o consumo de alimentos da agricultura familiar nas instituições de ensino, entretanto, é indispensável a presença do profissional para uma dieta bem elaborada. Marcos Nunes vê a atuação do nutricionista nas escolas como uma ação preventiva, já que uma má alimentação na infância pode acarretar em problemas graves de saúde na fase adulta.

Ao final da sua fala, o Vereador Idelmino pediu ao líder do Prefeito na Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), que solicite ao Executivo ações cabíveis para a criação do cargo na Secretaria de Educação e a abertura de mais vagas na Secretaria de Saúde.

Texto: Fernando Cézar

Fotos: Anna Gabriela