Presidente da Câmara leva denúncia à ALMG

por vca — publicado 19/05/2015 17h58, última modificação 11/03/2016 09h08
19/05/2015

O Presidente interino da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (PDT), participou da Reunião Ordinária da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã da terça-feira (19), acompanhado do Diretor Geral da Câmara, José Adilson de Lima Coelho, e da Assessora de Comunicação da Casa Legislativa, Mônica Bernardi. O Vereador apresentou um relatório denunciando o alto custo do emplacamento de veículos na cidade de Viçosa, bem como uma tabela destacando esses valores em diversas cidades da região. Segundo o Vereador “o preço da confecção da placa de automóvel e motocicletas praticado em Viçosa é absurdamente superior ao de outras localidades”.

De acordo com o Vereador, em Viçosa, o par de placas custa R$ 180 e em Ponte Nova, a 40 quilômetros de distância, o mesmo par custa entre R$ 70 e R$ 90. “Se isso não é ilegal, é imoral”, completou.

O Vereador destacou ainda no documento apresentando que o preço da tarjeta de carro em Viçosa custa R$60, enquanto que em Ponte Nova o valor é R$15.

Presidente da Câmara leva denúncia à ALMG 2

O membro efetivo da Comissão, Deputado Cabo Júlio (PMDB) salientou que já havia solicitado ao Detran-MG tabela com os valores cobrados pelos municípios. Segundo o Deputado, também foi pedido que o órgão fixasse o preço mínimo e máximo para o serviço de emplacamento. Cabo Julio falou da suspeita de formação de cartel na região.

A denúncia do Vereador Carlitos foi acatada na Reunião e segue para averiguações. Como encaminhamento, o Presidente da Comissão, Deputado Sargento Rodrigues (PDT) sugeriu a possibilidade de uma Audiência Pública para debater a matéria.  O Presidente da Comissão aproveitou o momento para problematizar questões relacionadas principalmente às competências da Policias, uma vez que o emplacamento fica a cargo da Policia Civil, além da necessidade das Regionais da Polícia no interior do estado.

Texto: Fernando Cézar e Anna Gabriela Motta

Revisão e fotos: Mônica Bernardi