CMDCA lança projeto na Câmara

por vca — publicado 15/06/2015 12h54, última modificação 11/03/2016 09h08
15/06/2015

Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, na sexta-feira (12), o Lançamento do Projeto “Trabalho Infantil – Crime contra a Criança”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Vice-presidente da Casa em exercício, Vereador Helder Evangelista (PHS), representou o Poder Legislativo no evento, que também contou com a participação da Orquestra de Câmara de Viçosa, sob a regência do Maestro Rogério Moreira Campos.

O lançamento do projeto foi uma comemoração pelo “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil”, celebrado no dia 12 de junho. Na Cerimônia, o Presidente do CMDCA, Júlio Cardoso, falou sobre a satisfação de estar à frente do Conselho e sobre o Projeto, destacando importância dele na luta contra a exploração do trabalho infantil.

Também participaram da mesa principal a Secretária Municipal de Assistência Social, Lúcia Duque Reis, representando o Poder Executivo, o Vice-presidente do CMDCA e Presidente da ONG Census, Tancredo Almada Cruz, e a Juíza do Trabalho da Comarca de Viçosa, Raissa Gomide. Membro da ONG Census e ex Vereadora de Viçosa, Rosângela Fialho, participou da cerimônia oficializando o lançamento do projeto.

CMDCA lança projeto na Câmara 2

Em sua fala, a Juíza Raissa Gomide informou alguns dados sobre a exploração do trabalho infantil. Segundo ela, “os piores casos não chegam à Justiça. Em estatísticas divulgadas, mais de 120 milhões de crianças são exploradas em todo o mundo, sendo que destas, 85 milhões, além de exploradas, trabalham em condições insalubres”. Raissa destacou ainda que é preciso atenção, pois em alguns casos de trabalho infantil há um pensamento equivocado de estar ajudando a criança. “Nenhum trabalho infantil é bom. Nenhum trabalho doméstico para menor de 18 anos é permitido”, enfatizou ela.

O Vereador Helder colocou a Casa Legislativa à disposição no que tange o Poder Legislativo, destacando que a Casa está sempre envolvida para promover a interlocução entre o Conselho e o Poder Público. “Parabenizo o Conselho pelo incansável trabalho na luta pelos Direitos da criança e do adolescente”, concluiu ele. Estiveram presentes os Vereadores Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) e Maura Fontenelle (PSDB).

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi