Descarte de “bitucas” de cigarro é tema de Tribuna Livre

por vca — publicado 17/06/2015 11h54, última modificação 11/03/2016 09h08
17/06/2015

O estudante Hamilton Netto usou a Tribuna Livre durante a reunião ordinária da terça-feira (16) para falar sobre o descarte de “bitucas” de cigarro. Ele é bolsita do projeto “O papel da bituca: uma ação de educação ambiental”.

Em sua fala Hamilton informou que uma “bituca” de cigarro leva cinco anos para se decompor na natureza, dizendo ainda que “duas dentro de um litro de água são tão poluentes quando 1 litro de esgoto doméstico”. Ele apresentou o projeto, destacando que “muita gente já sabe dos malefícios do cigarro, entretanto, poucos sabem do prejuízo ambiental que a ´bituca` provoca”.

Hamilton aproveitou o momento para mostrar um aparelho denominado de “papa bituca”, cilindro de aproximadamente 1 metro criado para que a população realize o descarte correto. A ideia, segundo ele, é instalar esses aparelhos em locais onde existe a concentração de fumantes. Ele informou ainda que é possível reaproveitar o material coletado. “Podemos produzir papel reciclado e também fazer a hidrossemeadura, usando ´bituca` já purificada e processada para fazer uma manta para fixar sementes”, disse ele. “Com apoio da Prefeitura e da Câmara será possível ter em Viçosa um meio de coleta e um posterior aproveitamento destes resíduos”, concluiu Hamilton.

O Vice-presidente da Casa em exercício, Vereador Helder Evangelista (PHS), parabenizou a iniciativa e disse que, como fumante, reconhece “a falta de educação dos fumantes”. Ele considera o tema pertinente e diz que “é preciso que haja uma conscientização”.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi