Polícia Militar ministra palestra para o Parlamento Jovem Viçosa

por vca — publicado 23/06/2015 12h32, última modificação 11/03/2016 09h08
23/06/2016

O Parlamento Jovem Viçosa 2015 recebeu, na segunda-feira (22), o Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar (PM) Independente de Viçosa, Tenente Coronel José de Anchieta Machado, que ministrou uma palestra sobre a Segurança Pública na cidade de Viçosa e em toda a microrregião.

Em sua fala, o Ten Cel Machado abordou a história da Polícia Militar de Minas Gerais e a mudança de filosofia do policiamento. Ele também esclareceu as estratégias da PM no combate ostensivo contra drogas. O Tenente Coronel passou informações aos alunos sobre o panorama geral da Segurança Pública em Viçosa e região e explicou o trabalho desenvolvido no policiamento comunitário e suas metas. De acordo com José de Anchieta, a Polícia Militar está, cada vez mais, buscando a aproximação e  a parceria com a comunidade, e que essa ação está ocorrendo em todo o estado de Minas Gerais, inclusive em Viçosa.

Em ato simbólico, a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), entregou ao Ten Cel Machado a blusa do Projeto. O Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT) e a Vereadora Maura Fontenelle assistiram a palestra.

A Presidente agradeceu ao Tenente Coronel pela contribuição ao projeto. Marilange salientou “a importância da parceira com a PM, visto que a Segurança Pública é tema do projeto. Com a fala do Ten Cel os alunos puderam compreender melhor o que é a Segurança Pública, qual é o papel da Polícia Militar em relação a isso e como a comunidade pode trabalhar em conjunto com a PM na promoção do bem-estar social”. E completou: “Esse é o exercício da cidadania, esse é o verdadeiro papel na formação cidadã”.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, e está em sua 12ª edição. O tema proposto para este ano é “Segurança Pública e Direitos Humanos”, divido tem três subtemas: Prevenção Social do Crime; Novas Perspectivas para a Atuação Policial; e Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência.

Desde 2010, o projeto tem parceria com as Câmaras Municipais do Estado. Dentro das atividades do projeto acontecem reuniões dos estudantes em suas cidades para discutir propostas relacionadas à temática do ano, Planária Municipal e Regional, conclusão das propostas com a Plenária na Assembleia e entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.  Este ano as escolas participantes do projeto, em Viçosa, são as Escolas Estaduais José Lourenço de Freitas e Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat) e o Colégio Ágora.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi