Vereador toma posse no CODEMA

por vca — publicado 10/06/2015 13h49, última modificação 11/03/2016 09h08
10/06/2015

Com base na portaria nº 288/15, assinada pela então Prefeita em exercício, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), aconteceu na tarde da terça-feira (09) a posse dos novos membros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA). Esteve presente, representando a Câmara Municipal, o Vereador Lidson Lehner (PR), suplente do Vereador Marcos Nunes (PT) no Conselho.

O Presidente do Conselho, Gustavo Teixeira Caixeta, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresentou o histórico do Conselho e falou sobre sua função. “Estamos aqui representando a sociedade, e buscando o respeito a legalidade e ao interesse público. Trabalhamos principalmente com licenciamento ambiental, mas temos também outras funções”, disse ele. O órgão, instituído pela Lei n° 396/1988, também atua no acompanhamento e fiscalização da execução da Política Ambiental do Município e na apreciação de matéria em tramitação na Administração Pública Municipal que envolva questão ambiental.

Durante a reunião, Júlia Abrantes Felicíssimo, que estava representando a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), destacou que, para ela, “é importante trabalhar a educação ambiental, levando informação principalmente ao pequeno produtor”.

Para o Vereador Lidson, é importante a participação da Câmara no Conselho, já que os Vereadores são escolhidos pelo povo para representá-los. “Além disso, é a Casa que cria as leis”, concluiu ele. Na reunião ordinária do mesmo dia, o Vereador falou sobre sua participação da reunião do CODEMA, e citou um dos assuntos levantados: cães abandonados em Viçosa. No encontro da tarde, foi falado sobre a denúncia de que municípios vizinhos abandonam animais em Viçosa.

A reunião aconteceu no auditório do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (IMAS), e contou com a presença de membros de diversas entidades da cidade. Além dos citados, também estiveram presentes: Alessandro Regino, do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável, Jacks Andrade, do Instituto Brasil, Flávia Montahini e Karen Lopes, representando as Secretarias Municipais de Saúde e Educação , Ronaldo Ribeiro, do Instituto Municipal de Planejamento (IPLAM), Marcos Fialho, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Rodrigo Mendes, soldado da Polícia Militar do Meio Ambiente, Marcelo Souza, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Julismar Divino, representante da Casa do Empresário, José Maria da Silva, membro da Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), Silvânia Martins Siqueira, Secretária Executiva do CODEMA e Neide Morais, representando a União Municipal das Associações de Moradores de bairros e distritos de Viçosa (UMAM).

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi